Redução do tempo de setup por meio da técnica single minute exchange of die em empresa do setor de linha branca

Autores

  • Patrick Feitosa Vilela Universidade Federal do Ceará
  • Mônica Cavalcanti Sá de ABREU Universidade Federal do Ceará
  • Claúdio Bezerra Leopoldino Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n1.7833

Palavras-chave:

Virada de produção, Troca Rápida de Ferramentas, Período de Aceleração, Sistema Toyota de Produção.

Resumo

O artigo apresenta a redução do tempo de setup por meio da aplicação da técnica Single Minute Exchange of Die (SMED), em uma empresa do setor de linha branca. A pesquisa foi desenvolvida por meio de entrevistas aos funcionários e acesso aos dados de produção, extraídos do sistema informatizado a empresa. O estudo de caso avaliou as atividades do setup da prensa do setor de estamparia de uma linha de montagem de fogões. Os resultados da pesquisa mostram as fases de implantação da técnica SMED, com avaliação das atividades de setup interno e setup externo; a conversão de setup interno em externo, e a padronização das atividades de preparação, as quais foram executadas como setup externo. Os ganhos obtidos com a redução do tempo de setup comprovam o uso da técnica SMED na melhoria da eficiência e aumento da capacidade produtiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Feitosa Vilela, Universidade Federal do Ceará

Analista de processos indústrias na M. Dias Branco Indústria e Comércio, Administrador de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará

Mônica Cavalcanti Sá de ABREU, Universidade Federal do Ceará

Bolsista de Produtividade 1D do CNPq; Professora Associado III da Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Economia, Administração,Atuárias e Contabilidade - FEAAC. Pós-Doutorado em Industrial Manufacturing - University of Cambridge - Institute for Manufacturing (IfM) - Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC), Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (EQ/UFRJ), Graduação em Engenharia Química (UFC)

Claúdio Bezerra Leopoldino, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará; Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Graduação em Ciências da Computação pela UFC.

Downloads

Publicado

26.03.2019

Como Citar

Vilela, P. F., ABREU, M. C. S. de, & Leopoldino, C. B. (2019). Redução do tempo de setup por meio da técnica single minute exchange of die em empresa do setor de linha branca. Exacta, 17(1), 81–97. https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n1.7833

Edição

Seção

Artigos