Aplicação da ferramenta de Análise de Ciclo de Vida (ACV) no processo de tratamento de efluentes em uma lavanderia de beneficiamento de jeans

Armando Dias Duarte, Gilson Lima da Silva

Resumo


A temática de sustentabilidade na indústria têxtil ganha cada vez mais força, através da adoção de práticas e ferramentas de gestão ambiental como a Análise de Ciclo de Vida (ACV) que permitam minimizar os impactos ambientais negativos e otimizar processos produtivos em busca de estratégias sustentáveis. O presente estudo teve como objetivo a aplicação da ferramenta de ACV na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) em uma Lavanderia de Beneficiamento de Jeans (LBJ) e comparar os danos ambientais e sociais relacionadas ao tratamento do Efluente Industrial (EI) gerado após o beneficiamento das peças. Foi verificado que o uso de produtos químicos inorgânicos, apresentam os principais poluentes nas categorias do estudo, com impactos acima de 90%. A energia elétrica apresentou impactos significativos, o que sugere a adoção de alternativas como a dosagem manual ou redução do tempo de funcionamento dos equipamentos. 

 


Palavras-chave


Gestão ambiental; Análise de ciclo de vida; Tratamento de efluentes; Lavanderia de jeans

Texto completo:

pdf


DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.v18n2.8370

Direitos autorais 2020 Exacta

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Tempo médio entre a submissão e primeira resposta de avaliação: 120 dias

Exacta – Engenharia de Produção

e-ISSN: 1983-9308
ISSN: 1678-5428
www.revistaexacta.org.br

Exacta  ©2021 Todos os direitos reservados.

Este obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional