Aplicação do Jidoka em um processo SMT: estudo de caso

Autores

  • Iracyanne Retto Uhlmann Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carlos Américo de Souza Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Djonathan Luiz de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Enzo Morosini Frazzon Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v18n3.8473

Palavras-chave:

Jidoka. Qualidade. SMT. Manufatura Enxuta. DMAIC.

Resumo

Produção com qualidade é assunto crítico em qualquer processo, mais especialmente em processos cujo recurso predominante seja o uso de máquinas, as quais caso não estejam ajustadas ou capacitadas a detectar falhas, podem contribuir para altos custos de desperdício de defeitos em série, seja pelo reprocesso ou pelo refugo de produtos não conformes. O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de caso na aplicação do Jidoka em um processo de Surface Mount Technology (SMT), essa ferramenta foi usada para direcionar ações que contribuíram na detecção e eliminação de defeitos de set top box sem vídeo. A pesquisa foi aplicada em uma empresa multinacional do Polo Industrial de Manaus (PIM). A metodologia foi guiada pelo Define, Measure, Analyze, Improve and Control (DMAIC). Como resultados, a ferramenta se mostra adequada para este tipo de processo, ganho financeiro foi evidenciado, além da redução significativa de problemas no produto final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iracyanne Retto Uhlmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, Mestre em Engenharia de Processos pela Universidade Federal do Pará /UFPA (2015), Especialista em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM (2006), Engenheira de Produção pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2010), Tecnóloga Eletrônica pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia/UTAM (1999). Experiência no Polo Industrial de Manaus com mais de 20 anos de atuação, trabalhando nas empresas Evadin Indústrias da Amazônia SA, Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda., Jabil do Brasil Indústria Eletroeletrônica Ltda. e Digiboard Eletrônica da Amazônia Ltda. (Lenovo/CCE), com experiência nas funções de Gerente de Planejamento, Chefe da Qualidade, Chefe de Produção, Coordenadora de Lean Six Sigma, Especialista em Processos, Ferramentas e Sistemas das áreas de Compras, Planejamento e Qualidade; Engenheira de Qualidade de Processo e Materiais; Técnica de Engenharia Industrial e Teste. Atualmente colabora no Laboratório de Sistemas Produtivos e Logísticos Inteligentes (ProLogIS) da UFSC, como participante do Grupo de Pesquisa CNPq denominado Sistemas Produtivos e Logísticos (S-ProLog).

Carlos Américo de Souza Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Processos Industriais pelo Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pára - ITEC/UFPA (2010), Especialista MBA em Gestão de Produção pelo Centro de Ensino Superior do Amazonas/CIESA (2004), Especialista em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM (2002), Tecnólogo Eletrônico pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia/UTAM (1999). Experiência no Pólo Industrial de Manaus com 20 anos de atuação, trabalhando como Gerente de Engenharia Fabrica e Materiais na Evadin Indústrias da Amazônia SA, Gerente de Contas na Envision Indústrais de Produtos Eletrônicos, Coordenador de Engenharia da Jabil do Brasil e Docente do Centro Universitário do Norte - UNINORTE. Atualmente é Gerente de Engenharia na Harman e Pesquisador do Instituto de Tecnologia Galileo da Amazônia - ITEGAM participando no Projeto de Pesquisa de Otimização e Processos Industriais.

Djonathan Luiz de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Faz graduação em Engenharia de Produção Elétrica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Suas áreas de interesse envolvem logística empresarial, cadeias de suprimentos e fatores para tomada de decisão. Atua no Laboratório de Sistemas Produtivos e Logísticos Inteligentes da UFSC. Participa do Grupo de Pesquisa CNPq denominado Sistemas Produtivos e Logísticos (S-ProLog).

Enzo Morosini Frazzon, Universidade Federal de Santa Catarina

Enzo Morosini Frazzon é doutor em Engenharia de Produção (Doktor-Ingenieur, Dr.-Ing.) pela Universität Bremen/Alemanha (2006-2009); mestre em Engenharia de Produção - Logística e Transportes (2003-2005) e Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994-1998). Possui também pós-graduação (MBA) em Administração de Empresas pelo IBMEC/SP (2000-2002). Obteve valiosa experiência prática na Audi/Volkswagen (1998-2001) e ArcelorMittal Brasil (2002-2003), onde atuou no planejamento estratégico, estudo de viabilidade, projeto e implantação de processos produtivos e logísticos. Desenvolveu e liderou projetos de pesquisa e extensão no Laboratório de Logística e Transportes - LabTrans/UFSC (2003-2006). Realizou pós-doutorado no Bremer Institut für Produktion und Logistik/Alemanha (2009-2010). Desde 2010, Enzo Morosini Frazzon é Professor do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina, onde lidera e atua em projetos nas seguintes temáticas de pesquisa: (i) integração entre processos produtivos, de logística e transporte, (ii) sistemas produtivos e logísticos inteligentes e (iii) abordagens estratégicas aplicadas à logística (Macrologística). Atua como supervisor do ProLogIS/UFSC (Laboratório de Sistemas Produtivos e Logísticos Inteligentes, http://www.prologis.ufsc.br) e líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Sistemas Produtivos e Logísticos (S-ProLog). É autor e coautor de artigos científicos e livros, no Brasil e exterior. É também editor-convidado e revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais, membro do conselho editorial do Journal of Manufacturing Systems (https://www.journals.elsevier.com/journal-of-manufacturing-systems/), ex-editor da Revista Produção Online (2012-2017, http://www.producaoonline.org.br) e editor da Revista Production (http://www.prod.org.br/).

Downloads

Publicado

10.07.2020

Como Citar

Uhlmann, I. R., Silva, C. A. de S., de Oliveira, D. L., & Frazzon, E. M. (2020). Aplicação do Jidoka em um processo SMT: estudo de caso. Exacta, 18(3), 459–474. https://doi.org/10.5585/exactaep.v18n3.8473

Edição

Seção

Artigos