Utilização do ITIL® V3 no Brasil: uma verificação da aplicação do domínio “Estratégia de Serviços” entre os profissionais de Tecnologia da Informação.

Authors

  • Emerson Rodolfo Abraham Universidade Paulista - UNIP
  • João Gilberto Mendes dos Reis Universidade Paulista - UNIP
  • Mario Mollo Neto Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Emerson José Beneton Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n3.5706

Keywords:

ITIL®, Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação, Estratégia de Serviços, Tecnologia da Informação, NetDraw®

Abstract

ITIL® (Information Technology Infrastructure Library) é um padrão desenvolvido pelo Governo Britânico e adotado mundialmente para a gestão de serviços de tecnologia da informação. É uma estrutura de trabalho que não requer a implantação de todos os seus requisitos, apenas sugere a aplicação de boas práticas. Este trabalho buscou verificar através de um Survey on line veiculado para profissionais de Tecnologia da Informação a adoção do ITIL® no Brasil, especificamente o domínio “Estratégia de Serviços”, domínio este que pode ser negligenciado em função da existência de outros com resultados mais imediatos. Os dados coletados foram tratados no software MS Excel ® e carregados no software NetDraw®, produzindo-se as redes de relacionamento entre o ITIL® e seus atores, discutidas neste trabalho. Os resultados apontaram para uma significativa aceitação do domínio Estratégia de Serviços no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Emerson Rodolfo Abraham, Universidade Paulista - UNIP

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Engenharia da Produção da Universidade Paulista - UNIP. Docente dos cursos superiores tecnológicos em Gestão de Tecnologia da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Automação Industrial da Universidade Paulista (UNIP), São Paulo - SP; Docente do curso tecnológico em Automação Industrial da Universidade Metodista, São Bernardo do Campo - SP. Programador Back-end / Front-end e Analista de Sistemas.

João Gilberto Mendes dos Reis, Universidade Paulista - UNIP

Possui graduação em Tecnologia em Logística com ênfase em Transportes pelo Faculdade de Tecnologia da Zona Leste - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Vinculada a Universidade Estadual Paulista - UNESP) (2005), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista (2008) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista (2011). Coordenador do Grupo Pesquisa RESUP tem desenvolvido diversas pesquisas e trabalhos sobre transportes, redes de suprimentos e qualidade em diversas cadeias industriais e agroindustriais. É revisor dos periódicos: Gestão, Operação e Sistemas (GEPROS), European Journal of Operational Research (Elsevier) e Revista Eletrônica da Faculdade Ciências Exatas e da Terra (UNIGRAN). Revisor de trabalhos nos Eventos: Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) Atualmente é Professor Titular da Universidade Paulista (UNIP) no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Professor da Pós Graduação em Agronegócios da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Mario Mollo Neto, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Prof. Dr. Mario Mollo Neto é Bolsista CNPq - DT-II - Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, possui Pós Doutorado em Engenharia de Biossistemas na área de Construções Rurais e Ambiência, pela Universidade de Estadual de Campinas (2009), Doutorado em Engenharia Agrícola (Conceito CAPES 5) na área de Construções Rurais e Ambiência pela Universidade de Estadual de Campinas (2007), Mestrado em Engenharia de Produção (Conceito CAPES 5) pela Universidade Paulista UNIP (2004), e graduação em Engenharia Industrial Modalidade Eletrotécnica pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) (1987). Atualmente é Professor Assistente Doutor e Coordenador do Curso de Engenharia de Biossistemas da Universidade Estadual Paulista - UNESP em TUPÃ. Os seus estudos e pesquisas realizadas abordam os seguintes temas: Ciências da Computação, Modelagem UML, Inteligência Artificial, Redes de Empresas e Planejamento da Produção, Tecnologias da Informação e Comunicação, processos de gestão, sistemas de comunicação e controle e as redes produtivas. Realiza orientação para alunos doutorandos, mestrandos e da Iniciação científica. Atua também nas áreas de Engenharia de produção, Engenharia Eletrônica, e Automação Industrial. Como Coordenador de curso, participa das instâncias de Gestão da Instituição. Possui publicações na área de Engenharia Elétrica Engenharia Eletrônica, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação, Engenharia Agrícola e Engenharia de Biossistemas. Tem dez anos de experiência no Magistério Superior, Vinte e cinco anos de experiência profissional e dez anos de experiência acadêmica em cursos superiores.

Emerson José Beneton, Universidade Paulista - UNIP

Presidente da ABRAT (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação), membro do ABNT/CB-21/CE-27 (Comitê Brasileiro de Computadores e Processamento de Dados - Segurança da Informação), membro do ABNT/CB-21/CE 139 (Comitê Brasileiro de Computadores e Processamento de Dados - Controle e Combate a Fraudes), membro do ISSA (Information Systems Security Association) e membro do conselho editorial do periódico científico da FSA (Faculdade Santo Agostinho). É Diretor Comercial da ABC Tecnologia Comércio e Serviços em Informática Ltda, Docente na UNIP, ministrando disciplinas relacionadas a Automação Industrial, Redes de Computadores e Gestão em Tecnologia da Informação. Mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista - UNIP, Pós graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade de Nova Iguaçu (2012), Pós Graduado em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas (2002) e Graduado como Engenheiro Eletricista pela FEI (1992).

Published

2016-02-19

How to Cite

Abraham, E. R., Mendes dos Reis, J. G., Mollo Neto, M., & Beneton, E. J. (2016). Utilização do ITIL® V3 no Brasil: uma verificação da aplicação do domínio “Estratégia de Serviços” entre os profissionais de Tecnologia da Informação. Exacta, 13(3), 305–313. https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n3.5706