Avaliação do comportamento das curvas de aprendizado de soldadores:
produtividade média versus produtividade ideal
DOI:
https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.19995Palavras-chave:
Curvas de Aprendizagem, Produtividade da Soldagem. Tubulações Industriais.Resumo
Neste artigo busca-se avaliar o desempenho dos modelos de curva potencial e exponencial de aprendizagem de um grupo de soldadores, na soldagem de tubulações de aço carbono com o processo TIG. No estudo utilizou-se dois tipos de indicadores: produtividade média e produtividade ideal. A amostra agrupou os dados de produtividade, em faixas de diâmetros, de acordo com os graus de dificuldade estabelecidos pelo código ASME Seção IX. Realizou-se o ajuste dos dados aos modelos potencial e exponencial com o auxílio da ferramenta “Solver” do software Excel. Os resultados revelaram que o modelo exponencial é o que melhor representa o aprendizado. Os dados da produtividade média geraram ajustes de melhor qualidade em comparação com a produtividade ideal.
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