Empreendedor inovando o bem simbólico na rede de negócios: Produção & consumo de software no porto digital

Autores

  • Fernando Gomes de Paiva Júnior Universidade Federal de Pernambuco
  • Wemerson de Souza Martins UFPE
  • Osíris Luís da Cunha Fernandes UFPE
  • Anderson Diego Farias da Silva UFPE
  • Rainier Emanuel Freire de Freitas Guedes UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v12n3.5204

Palavras-chave:

Bem simbólico. Empreendedor. Inovação. Redes de negócios.

Resumo

Neste estudo, objetiva-se compreender como ocorre o processo de inovação de um bem simbólico pelo empreendedor de software em meio a sua articulação na rede de negócios. Assim, o lócus de investigação deste trabalho é o Porto Digital, como polo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa da Região Metropolitana do Recife, estado de Pernambuco. Esse arranjo produtivo se destaca nacionalmente pelo desenvolvimento de produtos e serviços com alto valor simbólico. Foi desenvolvida uma análise de conteúdo de dados obtidos por pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com empreendedores de empresas de desenvolvimento de software, associadas à Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX). Identificou-se uma articulação que potencializa a dinâmica empreendedora nesse arranjo, evidenciando-se que o engajamento do empreendedor nas redes de negócio possibilita a emergência de processos inovadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Gomes de Paiva Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Ciências Empresariais pela Universidad de Deusto, Espanha, Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor e pesquisador do Grupo de Pesquisa Lócus de Investigação em Economia Criativa, UFPE.

Wemerson de Souza Martins, UFPE

Estudante do curso de bacharelado em Administração (CCSA/ UFPE), bolsista do Programa de Iniciação Científica (Propesq/UFPE)

Osíris Luís da Cunha Fernandes, UFPE

Doutorando em Administração pelo PROPAD/UFPE. Mestre em Turismo pela University of Beijing, China. Bacharel em Turismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Anderson Diego Farias da Silva, UFPE

Mestrando em Administração (PROPAD/UFPE), Especialista em Administração de Marketing (FCAP/UPE).Bacharel em Administração pela Faculdade Osman Lins (FACOL).

Rainier Emanuel Freire de Freitas Guedes, UFPE

Mestrando em administração e desenvolvimento rural (UFRPE). Bacharel e Administração.

Downloads

Publicado

08.04.2015

Como Citar

Gomes de Paiva Júnior, F., de Souza Martins, W., Luís da Cunha Fernandes, O., Diego Farias da Silva, A., & de Freitas Guedes, R. E. F. (2015). Empreendedor inovando o bem simbólico na rede de negócios: Produção & consumo de software no porto digital. Exacta, 12(3), 293–301. https://doi.org/10.5585/exactaep.v12n3.5204

Edição

Seção

Artigos