Fatores indutores de inovação em redes de negócio mediadas por empreendedores em empresas de software

Autores

  • Fernando Gomes de Paiva Júnior Universidade Federal de Pernambuco
  • Wemerson de Souza Martins UFPE
  • Osíris Luís da Cunha Fernandes UFPE
  • André de Souza Melo UFRPE
  • Auristela Maria da Silva UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n2.5350

Palavras-chave:

Empreendedor. Empresa de software. Fatores de inovação. Redes de negócios.

Resumo

Neste estudo, visa-se a compreender os fatores que levam ao processo de inovação no desenvolvimento de software. O lócus investigativo é o Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação denominado Porto Digital, composto de empresas desenvolvedoras de programas localizadas na cidade do Recife, Pernambuco. O estudo é de caráter descritivo e de natureza qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, analisados com o suporte da técnica de análise de conteúdo auxiliada pelo software Nvivo. A articulação dos empreendedores em rede de negócios propicia o desenvolvimento de produtos e processos inovadores, pois ocorre intercâmbio de informações e conhecimentos entre suas equipes. A cultura de inovação e as competências relacionais desses empreendedores são também responsáveis pelo Arranjo se diferenciar com desempenho competitivo. Os fatores internos às organizações constituem forças controláveis imprescindíveis à consolidação dessas empresas nas redes de negócios e ao desenvolvimento de inovações compartilhadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Gomes de Paiva Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Ciências Empresariais pela Universidad de Deusto, Espanha, Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor e pesquisador do Grupo de Pesquisa Lócus de Investigação em Economia Criativa, UFPE.

Wemerson de Souza Martins, UFPE

Estudante do curso de bacharelado em Administração (CCSA/ UFPE), bolsista do Programa de Iniciação Científica (Propesq/UFPE).

Osíris Luís da Cunha Fernandes, UFPE

Doutorando em Administração pelo PROPAD/UFPE, Mestre em Turismo pela University of Beijing, China. Bacharel em Turismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

André de Souza Melo, UFRPE

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, Métodos Quantitativos e Economia Agrícola.

Auristela Maria da Silva, UFPE

Possui graduação em Engenharia Elétrica Modalidade Eletrônica pela Universidade de Pernambuco (1991) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é engenheira eletrônica da Universidade Federal de Pernambuco, atuando na Diretoria de Inovação e Empreendedorismo/PROPESQ na área de incubação de empresas e empreendedorismo jovem. É professora executora do Programa de Educação a Distância da UFRPE do curso de Licenciatura em Computação. Tem experiência na área de Engenharia Eletrônica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: telefonia, VoIP, redes de ambiente, redes dinâmicas, protocolos de roteamento, redes complexas, redes sociais, políticas dinâmicas e negociação.

Downloads

Publicado

21.12.2015

Como Citar

Gomes de Paiva Júnior, F., de Souza Martins, W., da Cunha Fernandes, O. L., de Souza Melo, A., & da Silva, A. M. (2015). Fatores indutores de inovação em redes de negócio mediadas por empreendedores em empresas de software. Exacta, 13(2), 209. https://doi.org/10.5585/exactaep.v13n2.5350

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)