Gerenciamento de estoques em ambiente hospitalar: estudo de caso em um ambulatório público infantil

Autores

  • Winston Aparecido Andrade Mestrado em Administração
  • Marcos Antônio Maia de Oliveira FATEC Guarulhos
  • Taeko Navazava FATEC Guarulhos
  • Alexandre Formigoni FATEC Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n4.6089

Palavras-chave:

Gerenciamento de estoque. Logística hospitalar. Minimização de custos.

Resumo

As instituições de saúde, em geral, devem contar com uma excelente logística, especialmente de estoques e de custos, a fim de continuarem atuando num mercado que vem-se revelando cada vez mais competitivo. É também indispensável buscar a melhoria do nível de atendimento aos clientes. Portanto, torna-se imprescindível um gestor com excepcional proficuidade para a dificílima incumbência de conciliar alvos que se contrapõem: reduzir custos com estoques e, simultaneamente, manter um nível satisfatório de atendimento aos pacientes. Nesse contexto, a finalidade primordial no atual trabalho foi investigar a técnica de gerenciamento de estoques adotada na farmácia de um ambulatório público infantil, com o intuito de apresentar sugestões e recomendações para otimização da logística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Winston Aparecido Andrade, Mestrado em Administração

Professor universitário com dez anos de experiência, leciona disciplinas na área de exatas, pesquisa operacional, estatística, matemática financeira, cálculo diferencial e cálculo numérico. Possui vinte cinco anos de experiência atuando em empresas nas áreas de logística e produção.

Downloads

Publicado

21.12.2016

Como Citar

Andrade, W. A., de Oliveira, M. A. M., Navazava, T., & Formigoni, A. (2016). Gerenciamento de estoques em ambiente hospitalar: estudo de caso em um ambulatório público infantil. Exacta, 14(4), 527–536. https://doi.org/10.5585/exactaep.v14n4.6089

Edição

Seção

Artigos