Análise das estratégias de ganho de margem bruta em uma distribuidora de medicamentos

Autores

  • Jennifer Alves Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Vera Lucia Cruz Universidade Potiguar (UnP)
  • Ramon Rodrigues dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Rodrigo José Guerra Leone Universidade Potiguar (UnP)

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v16n2.7361

Palavras-chave:

Margem Bruta. Margem de Contribuição. Distribuidora de Medicamentos.

Resumo

 

Esta pesquisa objetivou apresentar quais meios uma empresa do ramo de distribuição de medicamentos adota para melhorar o desempenho da Margem de Contribuição (MC) ou Bruta (MB) de suas vendas. A metodologia foi dividida em quatro partes, qual parte da contextualização seguida da coleta e análise dos dados, em meio ao aprofundamento do conhecimento das estratégias adotadas, sejam estas de marketing, distribuição ou financeiras até a visualização da projeção de ganhos e vantagens e desvantagens da adoção. A pesquisa concluiu que as estratégias que a empresa adotou foram Cesta de Produtos e Sugestão de Mix, ambas com o foco em gerar ganhos de MB impulsionando as vendas dos produtos que tem um perfil de alta margem. De forma conjunta, com variações positivas de até 1,5%, a empresa está garantindo seus ganhos principais de margem e ainda conseguindo obter ganhos em faturamento de até 12%.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jennifer Alves Santos, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba.

Vera Lucia Cruz, Universidade Potiguar (UnP)

Doutoranda em Administração pela Universidade Potiguar (UnP). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora da Universidade Federal da Paraíba.

Ramon Rodrigues dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração/UFPB

Rodrigo José Guerra Leone, Universidade Potiguar (UnP)

Graduação em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (1998), especialização em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1999) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professor da Universidade Potiguar (UnP).

Downloads

Publicado

26.06.2018

Como Citar

Alves Santos, J., Cruz, V. L., Rodrigues dos Santos, R., & Guerra Leone, R. J. (2018). Análise das estratégias de ganho de margem bruta em uma distribuidora de medicamentos. Exacta, 16(2), 169–185. https://doi.org/10.5585/exactaep.v16n2.7361

Edição

Seção

Artigos