Análise da Implementação de um Programa Vivencial em Gestão de Projetos em Cursos Universitários

Autores

  • Eduardo de Lima Pinto Carreiro Universidade Federal Fluminense
  • Murilo Alvarenga Oliveira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v9i2.660

Palavras-chave:

Gestão de Projetos. Aprendizagem Vivencial. Jogo de Empresas. Simuladores.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a implementação de um Programa Vivencial em Gestão de Projetos (PVGP) para a formação prática na graduação e especialização em Administração. A pesquisa baseia-se nas teorias da aprendizagem vivencial, gestão de projetos e jogos de empresas, que subsidiaram a estrutura de análise a partir da indicação de fatores analíticos essenciais. Utilizou-se o estudo de caso como estratégia de pesquisa e, para compreender as opiniões sobre a vivência e empregou-se a observação participante para compreender as opiniões sobre a vivência. O estudo ocorreu em três disciplinas de Gestão de Projetos do 6º período da graduação em Administração, abrangendo 71 alunos, e em uma turma do curso de especialização em Logística Empresarial, com 25 participantes. Em suas fases, estão descritas a elaboração do programa educacional com os ajustes do simulador Project Management Simulation (PMS-SIM), os materiais didáticos e a aplicação do programa em formatos de curta e longa duração. As análises das opiniões dos participantes indicaram a contribuição do programa para a prática da gestão, trazendo benefícios para a área de educação gerencial, como a proposta de um recurso tecnológico, simulador organizacional PMS-SIM e o PVGP como alternativa aos modelos convencionais de educação, que permitem a prática dos conceitos e o desenvolvimento de habilidades.

Biografia do Autor

Eduardo de Lima Pinto Carreiro, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração  - Universidade Federal Fluminense (UFF) - na modalidade profissional. Graduação em Administração (UFF). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Gestão Simulada (LAGOS)

Murilo Alvarenga Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Murilo Alvarenga Oliveira - Graduado e Mestre em Administração (UFRRJ) e Doutor em Administração pela FEA-USP. É professor Adjunto do Depto de Administração da Universidade Federal Fluminense (Pólo Universitário de Volta Redonda) ICHS UFF PUVR. É coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Administração da UFF (MPA-VR) e atua como professor e orientador. Seus interesses de pesquisa organizam-se nas Linhas: (1) Estratégia & Capacidades para Tecnologia e Inovação, (2) Ambientes Laboratoriais de Gestão e (3) Gestão de Projetos, Apoio a Decisão e Desempenho Organizacional (Indicadores e Projetos Tecnológicos). É líder do Grupo de Pesquisa - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) UFF onde coordena pesquisas de Iniciação Científica e Mestrado. Atua como professor em MBAs da UFF com destaque no MBA em Gestão Empreendedora e no MBA em Economia em Negócios da UFSCar. Possui experiência em Qualidade, Marketing e Treinamento & Desenvolvimento de empresas do setor farmacêutico e tecnologia em agronegócios. Sua inserção na comunidade nacional e internacional inclui a atuação como avaliador ad-hoc nos periódicos RAC, BBR, RAEP, RASI e como avaliador em eventos científicos como: Academy of Management Conference, IAM, EnANPAD, SEMEAD, CASI, 3ES. Atualmente é membro da Academy of Management (AoM) e da Teaching Society for Management Educators (OBTS). Sua produção tem ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos de empresas, simulações organizacionais, gestão de projetos, processo decisório e capacidades de inovação.

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Publicado

2018-08-29

Como Citar

Carreiro, E. de L. P., & Oliveira, M. A. (2018). Análise da Implementação de um Programa Vivencial em Gestão de Projetos em Cursos Universitários. Revista De Gestão E Projetos, 9(2), 45–64. https://doi.org/10.5585/gep.v9i2.660

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