Crowdfunding: Análise dos Comportamentos de Satisfação e Lealdade dos Consumidores Brasileiros em Contexto de Produtos Culturais

Autores

  • Bartos Bernardes
  • Rafael Lucian
  • Nelsio Abreu

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v9i2.592

Palavras-chave:

Crowdfunding. Projetos Culturais. Satisfação do Consumidor. Lealdade. Redes Sociais.

Resumo

Este estudo buscou mensurar a relação do uso de plataformas de crowdfunding na conquista da lealdade e satisfação de consumidores brasileiros, em contexto de produtos culturais disponíveis nas plataformas específicas de consumo colaborativo na web. O termo crowdfunding é usado para designar plataformas de financiamento coletivo destinadas à concretização de projetos. O referencial teórico apresenta esclarecimentos sobre produtos culturais, lealdade, satisfação e consumo colaborativo na web. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa descritiva apoiada com levantamento de dados coletados junto aos apoiadores brasileiros na principal plataforma de crowdfunding desse país, o Catarse. O método de análise foi descritivo, com estatística descritiva para obtenção das frequências, e testes não paramétricos das hipóteses. Concluiu-se, a partir das análises realizadas, que existe uma clara relação entre o uso de plataformas de crowdfunding e a conquista da lealdade e satisfação dos consumidores brasileiros, motivada pelas características e particularidades que permeiam o consumo colaborativo de produtos culturais nas redes sociais.

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Publicado

2018-08-29

Como Citar

Bernardes, B., Lucian, R., & Abreu, N. (2018). Crowdfunding: Análise dos Comportamentos de Satisfação e Lealdade dos Consumidores Brasileiros em Contexto de Produtos Culturais. Revista De Gestão E Projetos, 9(2), 65–79. https://doi.org/10.5585/gep.v9i2.592

Edição

Seção

Artigos