Diferentes tipos de projetos exigem diferentes conjuntos de competências de gerenciamento de projetos

Nelson Rosamilha, Luciano Ferreira da Silva, Renato Penha, Flávio Santino Bizarrias

Resumo


O desempenho do profissional durante o ciclo de vida de um projeto está diretamente relacionado a aplicação das competências em gerenciamento de projetos. A descrição destas competências pode ser evidenciada em guias de gerenciamento de projetos providos por entidades de gerenciamento de projetos. As principais instituições que promovem a divulgação destes guias são: Project Management Institute (PMI), International Project Management Association (IPMA) e Association for Project Management (APM). Com base neste contexto, este comentário editorial traz à luz a reflexão quanto a usabilidade de tais guias, que são genéricos, prescritivos e que muitas vezes não apresentam uma base sólida de pesquisa. Ademais, uma discussão que deve ser fomentada é que as competências para gerenciamento de projetos podem ser diferentes em função do tipo de projeto, segmento do negócio, ou indústria. Cabe destacar que esta distinção ajuda a classificar os projetos quanto ao seu tipo. Assim, se faz necessário refletir sobre os impactos das diferentes competências para o profissional de projetos e sua aderência ao tipo de cada projeto.


Palavras-chave


Competências; Project management institute; International project management association; Individual competence baseline; Association for project management; Gerenciamento de projetos

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DOI: https://doi.org/10.5585/gep.v13i2.22446

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