Projetos Educacionais e Estudos Observacionais em Análise Fílmica: Qual o Atual Status de Produção no Brasil?

Autores

  • Nildes Pitombo Leite Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Iraides Gonçalves do Amaral Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Alessandra Demite Gonçalves de Freitas Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Marcelo Aparecido Alvarenga Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v3i3.114

Palavras-chave:

Projetos, Projetos Educacionais, Estudos Observacionais, Análise Fílmica.

Resumo

A definição de projetos educacionais dada por Moura & Barbosa (2011) e adotada nesta pesquisa, foi utilizada como elemento auxiliar, tanto no norteamento das análises dos dados mapeados nos seminários, congressos, periódicos, capítulos de livros e livros, no período de 2000 a 2012, quanto na identificação e análise de projetos educacionais que se encontrem sob as perspectivas de projetos (também aqui consideradas como categorias prévias para análise) de ensino, desenvolvimento, intervenção, pesquisa e aprendizagem. Na agenda de pesquisa sobre projetos educacionais no Brasil predominam as perpectivas de projetos em pesquisa e aprendizagem. Crescem os estudos oberservacionais sob essas mesmas perspectivas, seguidos da perspectiva ensino. Os mapeamentos aqui analisados, os avanços empíricos realizados e as perspectivas que se abrem ao término desta pesquisa são fatores considerados relevantes para os rumos dos estudos observacionais com análises fílmicas, contribuindo para minimizar reducionismos e inconsistências em projetos educacionais, quaisquer que sejam as perspectivas de projetos.

DOI:10.5585/gep.v3i3.114

Biografia do Autor

Nildes Pitombo Leite, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Contabilidade e Administração da Universidade de São Paulo – FEA/USP

Professora do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho – PPGA/UNINOVE

Iraides Gonçalves do Amaral, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Professora de Graduação em Administração da UNINOVE, SP - Brasil. Professora Colaboradora do Programa de Educação Tutorial da UNINOVE Mestranda em Gestão de Projetos pela UNINOVE

Alessandra Demite Gonçalves de Freitas, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Professora de Graduação em Administração da UNINOVE, SP - Brasil. Professora Colaboradora do Programa de Educação Tutorial da UNINOVE Mestranda em Administração pela UNINOVE

Marcelo Aparecido Alvarenga, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Professora de Graduação em Administração da UNINOVE, SP - Brasil. Professor Colaboradora do Programa de Educação Tutorial da UNINOVE Mestrando em Administração pela UNINOVE

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Publicado

2012-12-29

Como Citar

Leite, N. P., Amaral, I. G. do, Freitas, A. D. G. de, & Alvarenga, M. A. (2012). Projetos Educacionais e Estudos Observacionais em Análise Fílmica: Qual o Atual Status de Produção no Brasil?. Revista De Gestão E Projetos, 3(3), 215–250. https://doi.org/10.5585/gep.v3i3.114

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