PMS-Sim: o simulador educacional em gestão de projetos
DOI:
https://doi.org/10.5585/gep.v11i3.18216Palavras-chave:
Simulador educacional, Gestão de projetos, Aprendizagem vivencial, Educação gerencialResumo
O relato técnico tem como objetivo explicar a trajetória do desenvolvimento um simulador educacional (PMS-Sim), para tanto, foi contextualizado o projeto e seus componentes: o programa educacional (PVGP), a vivência gerencial (Jogo de gestão de projetos) e o simulador (PMS-Sim) e os atores envolvidos no seu desenvolvimento e aplicação por um processo longitudinal (seis anos) de análise em ambientes e níveis acadêmico-profissionais distintos. Dessa forma, a abordagem orientadora para o desenvolvimento analítico da solução ocorreu em três estágios e com triangulação multimétodo. Os estágios foram: (1) levantamento de opinião com análise quantitativa, (2) procedimentos mistos na adaptação acadêmica, e (3) levantamento de opinião e pesquisa qualitativa com participantes de incubadoras de empresas. Os resultados de cada um dos estágios permitem indicar o auxílio do sistema para a capacitação em gerenciamento de projetos, pois profissionais da área num ambiente organizacional relevaram a contribuição em vivenciar de forma segura as fases de um projeto, já em ambientes acadêmicos, alunos e docentes evidenciaram avanços do conhecimento em gestão de projetos. Para ambientes de inovação permitiu-se que o participante praticasse elementos de gestão de projetos dentro de uma empresa incubada.
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