Benefícios da abordagem ágil para Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v15i2.25676

Palavras-chave:

Abordagem ágil, Aprendizagem Baseada em Projetos, Educação Superior

Resumo

O presente artigo busca identificar os benefícios da adoção da abordagem ágil para a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj), a partir da perspectiva dos alunos de turmas de mestrado profissional e acadêmico de uma Instituição do Ensino Superior. Para tanto, foi adotada a pesquisa-ação como estratégia metodológica, nas seguintes fases: a) exploratória; b) pesquisa aprofundada; c) ação e avaliação de práticas ágeis vivenciadas em duas disciplinas; d) análise das categorias conceituais relacionadas aos Valores Ágeis e a ABPj. As ações revelaram, precipuamente, os seguintes resultados: i) as características da ABPj nas ocasiões em que os alunos exercitam a autonomia, trabalham cooperativamente, recebem feedbacks e constroem um artefato final se alinham aos valores ágeis relacionados a interações entre as pessoas, orientação às mudanças, colaboração com “clientes” e entrega contínua de produtos funcionais; ii) a pesquisa contribuiu no sentido de expandir a perspectiva das práticas adotadas no contexto da ABPj para considerar uma abordagem própria da área de gestão de projetos; iii) os resultados sugerem ainda que a combinação entre estas duas abordagens pode ser uma estratégia promissora para melhorar a qualidade do ensino e promover uma aprendizagem mais efetiva, inclusive em gestão de projetos.

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Biografia do Autor

Josué Vitor de Medeiros Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Graduado em Ciências da Computação (1999), mestre em Administração (2004) e doutor em Administração (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Responsável pela criação e consolidação da Secretaria de Gestão de Projetos/UFRN, entre 2016 e 2019, unidade cujo propósito é apoiar/gerenciar projetos de melhoria institucional e práticas de gestão de processos na UFRN. Atualmente, professor efetivo da UFRN (desde 2009) e Pró-reitor de Planejamento da UFRN. É Vice-Coordenador do grupo de pesquisa registrado no CNPQ: Estudos Organizacionais em Gestão de Projetos. Professor colaborador do programas de pós-graduação PPGA/UFRN (disciplina Gestão de Projetos) e professor efetivo do PPGPI/UFRN. Experiência profissional e interesse de pesquisa e ensino nas áreas de Gestão de Projetos, Abordagem Lean, Estratégia Organizacional e Dinâmica de Sistemas.

Rosaneide Maria Garcia da Silva , Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2021-2025); mestra em Gestão de Processos Institucionais pela UFRN (2017); especialista em Gestão Dinâmica de Projetos pela UFRN (2021); especialista em Tecnologia da Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal pela Escola Aberta do Brasil - ESAB (2014); e Bacharel em Administração pela Universidade Potiguar - UnP (2010). Tem experiência nas áreas de Administração Pública e Privada, especificamente em vendas de serviços; gestão do relacionamento com o cliente; gestão de processos enxutos; gestão de projetos (como gerente de projetos), com uso de ferramentas de abordagem ágil e inovação; e planejamento estratégico. Atuou como Chefe da Divisão de Central de Serviços e Diretora Adjunta na Diretoria de Projetos Acadêmicos, da Pró-Reitoria de Planejamento da UFRN. Atualmente trabalha na Diretoria de Projetos do Instituto Metróple Digital, especificamente no planejamento e implementação dos processos da Unidade Embrapii/IMD e desenvolve pesquisas nas áreas de sucesso em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e desempenho acadêmico de discentes cotistas. Possui interesse nas áreas de gestão de processos, gestão de projetos, planejamento, inovação e metodologias ativas no ensino da administração.

Bruno Campelo Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

Possui Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Projetos, Tecnologia da Informação e Estratégia Empresarial.

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Publicado

2024-07-11

Como Citar

Medeiros Júnior, J. V. de, Silva , R. M. G. da, & Medeiros, B. C. (2024). Benefícios da abordagem ágil para Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPJ). Revista De Gestão E Projetos, 15(2), 241–264. https://doi.org/10.5585/gep.v15i2.25676

Edição

Seção

Artigos