Benefits of the agile approach to Project Based-Learning (PBL)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v15i2.25676

Keywords:

Agile Approach, Project Based-Learning, Higher Education

Abstract

This article seeks to identify the benefits of adopting the Agile approach for Project-Based Learning (PBL) from the perspective of students in professional and academic master's programs at a Higher Education Institution. To achieve this, action research was adopted as the methodological strategy, following these phases: a) exploratory; b) in-depth research; c) action and evaluation of Agile practices experienced in two courses; d) analysis of conceptual categories related to Agile Values and PBL. The actions primarily revealed the following results: i) the characteristics of PBL, wherein students exercise autonomy, work cooperatively, receive feedback, and create a final artifact, align with Agile values related to interpersonal interactions, responsiveness to change, collaboration with "clients," and continuous delivery of functional products; ii) the research contributed to expanding the perspective of practices adopted in the context of PBL to consider an approach specific to the project management field; iii) the results also suggest that the combination of these two approaches may be a promising strategy for improving the quality of education and promoting more effective learning, including in project management.

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Author Biographies

Josué Vitor de Medeiros Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Graduado em Ciências da Computação (1999), mestre em Administração (2004) e doutor em Administração (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Responsável pela criação e consolidação da Secretaria de Gestão de Projetos/UFRN, entre 2016 e 2019, unidade cujo propósito é apoiar/gerenciar projetos de melhoria institucional e práticas de gestão de processos na UFRN. Atualmente, professor efetivo da UFRN (desde 2009) e Pró-reitor de Planejamento da UFRN. É Vice-Coordenador do grupo de pesquisa registrado no CNPQ: Estudos Organizacionais em Gestão de Projetos. Professor colaborador do programas de pós-graduação PPGA/UFRN (disciplina Gestão de Projetos) e professor efetivo do PPGPI/UFRN. Experiência profissional e interesse de pesquisa e ensino nas áreas de Gestão de Projetos, Abordagem Lean, Estratégia Organizacional e Dinâmica de Sistemas.

Rosaneide Maria Garcia da Silva , Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2021-2025); mestra em Gestão de Processos Institucionais pela UFRN (2017); especialista em Gestão Dinâmica de Projetos pela UFRN (2021); especialista em Tecnologia da Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal pela Escola Aberta do Brasil - ESAB (2014); e Bacharel em Administração pela Universidade Potiguar - UnP (2010). Tem experiência nas áreas de Administração Pública e Privada, especificamente em vendas de serviços; gestão do relacionamento com o cliente; gestão de processos enxutos; gestão de projetos (como gerente de projetos), com uso de ferramentas de abordagem ágil e inovação; e planejamento estratégico. Atuou como Chefe da Divisão de Central de Serviços e Diretora Adjunta na Diretoria de Projetos Acadêmicos, da Pró-Reitoria de Planejamento da UFRN. Atualmente trabalha na Diretoria de Projetos do Instituto Metróple Digital, especificamente no planejamento e implementação dos processos da Unidade Embrapii/IMD e desenvolve pesquisas nas áreas de sucesso em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e desempenho acadêmico de discentes cotistas. Possui interesse nas áreas de gestão de processos, gestão de projetos, planejamento, inovação e metodologias ativas no ensino da administração.

Bruno Campelo Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

Possui Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Projetos, Tecnologia da Informação e Estratégia Empresarial.

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Published

2024-07-11

How to Cite

Medeiros Júnior, J. V. de, Silva , R. M. G. da, & Medeiros, B. C. (2024). Benefits of the agile approach to Project Based-Learning (PBL). Revista De Gestão E Projetos, 15(2), 241–264. https://doi.org/10.5585/gep.v15i2.25676