As competências de gestores de projetos que atuam com métodos ágeis e tradicionais: um estudo comparativo

Maria Paula Novakoski Perides, Erika Borgonovo Barrote, Roberto Sbragia

Resumo


O mundo está se transformando rapidamente, forçando organizações a adaptarem seus processos para conseguir responder com agilidade a essas mudanças constantes. No cenário de gerenciamento de projetos, novas metodologias estão cada vez mais presentes, trazendo uma abordagem mais ágil e enxuta. Nesse contexto, o gerente de projetos com autoridade formal sobre a equipe está aos poucos dando lugar a um líder que atua mais como um facilitador, removendo obstáculos e promovendo a colaboração e o aprendizado contínuo. Assim, o objetivo deste artigo consiste em comparar as competências consideradas mais importantes para um gestor de projetos que atua predominantemente com metodologias Tradicionais e o líder de projetos que utiliza abordagens Ágeis. Para tal, foi realizada uma survey, utilizando um questionário online, submetido a profissionais que atuam em projetos. As 142 respostas válidas recebidas foram submetidas a análises estatísticas paramétricas por meio de análise de correspondência e de perfis, bem como não paramétricas, utilizando o método de coeficiente de correlação de postos de Kendall.  As cinco competências consideradas mais importantes foram as mesmas para os dois grupos, mas ordenadas de maneira distinta. São elas: Integridade e Confiabilidade Pessoal, Comunicação Pessoal, Trabalho em Equipe, Estratégia e Relacionamentos e Engajamento. As análises estatísticas não permitiram concluir categoricamente que existem diferenças na percepção de importância das competências pelos profissionais que trabalham com metodologias Ágeis e Tradicionais, abrindo uma discussão bastante promissora sobre a maneira como essas novas abordagens estão sendo incorporadas pelas organizações e percebidas por seus profissionais.


Palavras-chave


Competências; Metodologias de Gerenciamento de Projetos; Metodologias Ágeis; Liderança de Projetos.

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DOI: https://doi.org/10.5585/gep.v12i1.17534

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