Value Management Office (VMO) como pilar da gestão de valor organizacional
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.28191Palavras-chave:
PMO, VMO, project management office, value management office, gestão de projetos, gestão de benefícios, stakeholdersResumo
Este editorial explora o VMO (Value Management Office) como estrutura ou entidade da organização orientada para entrega de valor a partir dos projetos. Inicialmente, se faz necessário compreender o que significa valor para os diversos stakeholders envolvidos nos projetos. Este editorial também destaca que existem oportunidades de pesquisa relacionadas à compreensão dos antecedentes e consequentes do VMO, bem como estudos que busquem compreender os seus elementos constituintes. Os frameworks, ferramentas e práticas são também objetos de pesquisa promissores, uma vez que a compreensão deles ajuda a superar os desafios relacionados à implementação do VMO. Vale destacar que a entrega de valor está diretamente relacionada a percepção de benefícios tangíveis e intangíveis dos projetos para os diversos stakeholders. Assim, a integração dos stakeholders nos projetos, desde o planejamento, utilizando norma EN 12973:2020 - Value Management Standard pode facilitar a incorporação de conceitos e práticas de gestão de valor, bem como frameworks como BRM (Benefits Realization Management), MoV (Management of Value), Value Stream Mapping (VSM) e PMO-MI® (Project Management Office Maturity Index) podem auxiliar na implementação de um VMO. Por fim, diversas lentes teóricas e perspectivas de análise podem ser utilizadas para compreender o fenômeno da construção de valor a partir da implementação do VMO nas organizações.
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