Lições Aprendidas: Agregando Valor ao Gerenciamento de Projetos

Autores

  • Helio Aisenberg Ferenhof UFSC
  • Fernando Antonio Forcellini UFSC
  • Gregório Varvakis UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v4i3.172

Palavras-chave:

Processo de Lições Aprendidas, Gestão do Conhecimento, Gerenciamento de Projeto.

Resumo

O presente estudo visa abordar questões relacionadas ao processo de lições aprendidas em projetos, tendo como foco de análise a gestão do conhecimento. O ponto de partida constituiu da seguinte questão: Sob a ótica da gestão do conhecimento, o processo de gerar lições aprendidas pode agregar valor à gestão de projetos? A partir disso, iniciou-se a busca científica para responder esta indagação, por intermédio da busca sistemática de literatura. Assim, este estudo considerou 102 artigos publicados em revistas e journals científicos, que apresentam estudos empíricos em gestão de projetos, gestão do conhecimento e lições aprendidas, encontrados nas bases de dados Scopus. Este estudo aponta: o porque, o quando e o como o processo de lições aprendidas pode ajudar a mitigar os riscos associados a projetos; obter uma melhor compreensão das atividades envolvidas; melhorar os processos de gestão do conhecimento; ter o aumento sistemático das competências dos envolvidos e; identificar a causa raiz de sucessos e fracassos, ajudando a melhoria do processo.

DOI:10.5585/gep.v4i3.172

Biografias Autor

Helio Aisenberg Ferenhof, UFSC

PPGEP

Fernando Antonio Forcellini, UFSC

Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

Gregório Varvakis, UFSC

EGC

Referências

Anbari F. T., Carayannisb E. G., Voetsch R. J.; Post-project reviews as a key project management competence Technovation, v. 28, n. 10, p. 633-643. doi:10.1016/j.technovation.2007.12.001, 2008.

Baaz, A.; AB, E.; Holmberg, L.; Sandberg, A. B.; AB, E. lessons learned Appreciating Lessons Learned. IEEE Software 27(4): 72-79. 2010.

Busby, J.S., An assessment of post-project reviews. Project Management Journal 30 (3), 23–29, 1999.

Clarke M, Oxman AD, Editors. Cochrane Reviewers’ Handbook 4.1 [updated June 2000]. In: Review Manager (RevMan) [Computer program]. Version 4.1. Oxford, England: The Cochrane Collaboration, 2000.

Cleland, D.I., A strategy for ongoing project evaluation. Project Management Journal XVI (3), 11–17, 1985.

Decker B., Rech J., Althoff K.D., Klotz A., Leopold E, VOSS A.; eParticipative Process Learning––process-oriented experience management and conflict solving. Data & Knowledge Engineering, v. 52, n. 1, p. 5-31. doi: 10.1016/j.datak.2004.06.006, 2005.

Comité Européen de Normalisation (CEN), "European Guide to good Practice in Knowledge Management CWA 14924", 2004 Disponível em: ftp://cenftp1.cenorm.be/PUBLIC/CWAs/e-Europe/KM/CWA14924-04-2004-Mar.pdf. Acessado em 30/09/2010.

Freire, P. S. Compartilhamento de conhecimento interorganizacional: causas essenciais dos problemas de integração em fusões e aquisições (F&A). 2010. 148f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Florianópolis, 2010.

Gruber, T.R. A translation approach to portable ontology specifications, Knowledge Acquisition 199–220, 1993.

Huemann,M., ANBARI, F.T., Project auditing: a tool for compliance, governance, empowerment, and improvement. Journal of Academy of Business and Economics (in press), 2007.

Kamsufoguem, B.; Coudert, T.; Beler, C.; Geneste, L. Knowledge formalization in experience feedback processes: An ontology-based approach. Computers in Industry, v. 59, n. 7, p. 694-710. doi: 10.1016/j.compind.2007.12.014, 2008.

Kitchenham, B. Procedures for Performing Systematic Reviews. Joint Technical Report Software Engineering Group, Department of Computer Science Keele University, United King and Empirical Software Engineering, National ICT Australia Ltd, Australia. 2004.

Nonaka, I.; Tackeuchi, H. Criação do Conhecimento na Empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 19ª. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

OECD. Manual de Oslo, 3ª Edição - 2005 - Tradução FINEP 2006

Peszynski, K., Cooper, V. and Molla, A., Developing a Knowledge Management Strategy: Reflections from an Action Research Project. RMIT University, GPO Box 2476V, Melbourne, VIC, 3001, Austrália, 2008.

Project Management Institute, PMI. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamentos de Projetos: Guia PMBOK. 4ed. Pennsylvania: Four Campus Boulevard, 2008.

Schindler M., Eppler M. J. Harvesting project knowledge: a review of project learning methods and success factors International Journal of Project Management, v. 21, p. 219-228, 2003.

Schreiber G., Akkermans H., Anjewierden A., Hoog R.D., Shadbolt N., Velde W.V.D., Wielinga B., Knowledge Engineering and Management, The MIT Press, Cam- bridge, 2000.

Williams, T., How do organizations learn from projects? In: Proceedings of PMI Research Conference [CD], Montreal, Canada, Project Management Institute, Newtown Square, PA, 2006.

Publicado

2013-12-28

Como Citar

Ferenhof, H. A., Forcellini, F. A., & Varvakis, G. (2013). Lições Aprendidas: Agregando Valor ao Gerenciamento de Projetos. Revista De Gestão E Projetos, 4(3), 197–209. https://doi.org/10.5585/gep.v4i3.172