A Remodelagem do Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos Relacionando as Técnicas de Gerenciamento de Projetos do PMBoK e as Técnicas de Desenvolvimento de Produtos do Modelo Stage-Gate

Autores

  • Rodrigo Otávio Ferreira Sapucahy FIA - Fundação Instituto de Administração
  • Franciane Freitas Silveira Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Roberto Sbragia Universidade de São Paulo - USP, São Paulo-SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v4i3.202

Palavras-chave:

Gestão de projetos de inovação, Processo de desenvolvimento de produtos, Stage-gate, PMBoK

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar o processo de inovação de uma empresa do setor da construção civil, que possui um departamento específico para desenvolvimento de novos produtos, e readequá-lo utilizando técnicas de gerenciamento de projetos do PMBoK aliadas às técnicas do stage-gate. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e os dados foram obtidos por meio de observação-participante, entrevistas em profundidade com os diretores da área de inovação, reuniões, brainstormings, e análise documental. Os resultados demonstraram que a integração dessas duas técnicas tornou o processo de inovação sistemático, da ideia ao lançamento, com atividades pré-definidas em estágios pré-determinados, com equipes multifuncionais tanto na execução das atividades quanto na tomada de decisão sobre o projeto. O modelo também se mostrou flexível à medida que é possível omitir estágios e/ou atividade do processo de acordo com o tipo de produto a ser desenvolvido.O objetivo deste trabalho é avaliar o processo de inovação de uma empresa do setor da construção civil que possui um departamento específico para desenvolvimento de novos produtos e readequá-lo utilizando técnicas de gerenciamento de projetos do PMBoK aliadas às técnicas do stage-gate. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e os dados foram obtidos por meio de observação-participante, entrevistas em profundidade com os diretores da área de inovação, reuniões, brainstormings, e análise documental. Os resultados demonstraram que a integração dessas duas técnicas tornou o processo de inovação sistemático, da ideia ao lançamento, com atividades pré-definidas em estágios pré-determinados, com equipes multifuncionais tanto na execução das atividades quanto na tomada de decisão sobre o projeto. O modelo também se mostrou flexível à medida que é possível omitir estágios e/ou atividade do processo de acordo com o tipo de produto a ser desenvolvido.O objetivo deste trabalho é avaliar o processo de inovação de uma empresa do setor da construção civil que possui um departamento específico para desenvolvimento de novos produtos e readequá-lo utilizando técnicas de gerenciamento de projetos do PMBoK aliadas às técnicas do stage-gate. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e os dados foram obtidos por meio de observação-participante, entrevistas em profundidade com os diretores da área de inovação, reuniões, brainstormings, e análise documental. Os resultados demonstraram que a integração dessas duas técnicas tornou o processo de inovação sistemático, da ideia ao lançamento, com atividades pré-definidas em estágios pré-determinados, com equipes multifuncionais tanto na execução das atividades quanto na tomada de decisão sobre o projeto. O modelo também se mostrou flexível à medida que é possível omitir estágios e/ou atividade do processo de acordo com o tipo de produto a ser desenvolvido.

DOI:10.5585/gep.v4i3.202

Biografias Autor

Rodrigo Otávio Ferreira Sapucahy, FIA - Fundação Instituto de Administração

Aluno de Pós-graduação em Gestão de Projetos pela Fundação Instituto de Administração

Franciane Freitas Silveira, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Doutora em administração pela Universidade de São Paulo - USP; Mestre em Administração pela Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Universidade de São Paulo - FEA/USP; Professora do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos daUniversidade Nove de Julho - PMPA-GP/UNINOVE.

Roberto Sbragia, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo-SP

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1982). Tem pós-doutorado em Management of R&D pela Northwestern University/Technological Institute/Departament of Industrial Engineering and Management Sciences. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, atuando junto ao Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), onde coordena o grupo de estudos em Gestão da Inovação e Projetos Tecnológicos . Atua principalmente nos seguintes temas: inovação, avaliação, indústria, gestão da inovação tecnológica e gerenciamento de projetos.

Referências

Coghlan, D.; Brannick, T. Doing action research in your own organization. 2nd ed. London: Sage, 2008.

Cooper, R. G. Perspective: The Stage-gate® Idea-to-Launch Process – Update, What’s New and NexGen Systems – The Journal of Product Innovation Management; v25, n3, p213-232. 2008.

Denzin, N. K. &. Lincoln, Y. S. Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, Califórnia, Estados Unidos. Editora Sage. 2000.

Kerzner, H. Strategic planning for project management using a project management maturity model. New York: John Wiley, 2001.

Pons, D. Project Management for New Product Development. Project Management Journal, v. 39, n. 2, p. 82–97, 2008.

Project Management Institute. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (PMBOK Guide) 4a. Edição. Editora PMI, 2008.

Silveira, A. L. C. Stage-gate™, aumente as chances de sucesso de seus produtos. Publicado em 3 de julho de 2013. Disponível em: < http://expleo.com.br/stage-gate-aumente-as-chances-de-sucesso-de-seus-produtos/>. Acesso em 30 de julho de 2013.

Terra, J. C. C. (Org.). Inovação: quebrando paradigmas para vencer. São Paulo: Saraiva, 2007. 272 p

Vilhena, F. Brasil mede o grau de inovação de sua indústria. Publicado em 17 de fevereiro de 2010. [S.l.]. Disponível em: <http://www.cimentoitambe.com.br/massa-cinzenta/brasil-mede-o-grau-de-inovacao-de-sua-industria/>. Acesso em: 19 de setembro de 2012.

Publicado

2013-12-28

Como Citar

Sapucahy, R. O. F., Silveira, F. F., & Sbragia, R. (2013). A Remodelagem do Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos Relacionando as Técnicas de Gerenciamento de Projetos do PMBoK e as Técnicas de Desenvolvimento de Produtos do Modelo Stage-Gate. Revista De Gestão E Projetos, 4(3), 210–230. https://doi.org/10.5585/gep.v4i3.202