Desempenho do Escritório de Gerenciamento de Projetos: comparação entre Brasil e Exterior
DOI:
https://doi.org/10.5585/gep.v11i1.15857Palavras-chave:
Gestão de Projetos, PMO, Aspectos Institucionais, Desempenho, PLS-MGAResumo
O artigo verifica a intensidade e as diferenças das influências dos fatores organizacionais no desempenho do Project Management Office (PMO) quando comparados o PMO das organizações localizadas no Brasil com o PMO das organizações localizadas no exterior. Destaca-se que os fatores estudados são: estratégia, sistemas de informação, gestão do portfólio de projetos, operações, redes de relacionamento, pessoas, gestão do conhecimento e cultura organizacional. O método escolhido foi a survey e para analisar os dados utilizou-se a Partial Least Squares Structural Equation Modeling. Os resultados da análise multigrupo indicam que o PMO das organizações brasileiras se concentra nas habilidades interpessoais e nos aspectos humanos, enquanto que o PMO das organizações localizadas no exterior se concentra nos aspectos objetivos e prescritivos da gestão de projetos. A intensidade no desempenho do PMO é similar entre os grupos, embora a perspectiva observada nos fatores organizacionais seja característica para distinguir as organizações brasileiras daquelas localizadas no exterior. Por isso, independentemente da referência geográfica das organizações, o PMO é capaz de favorecer a realização de benefícios ao considerar as particularidades que envolvem o ambiente de projetos no qual está inserido.
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