Gestão de projetos na administração pública: um estudo sobre a implantação do processo eletrônico na UFRN e no IFRN
DOI:
https://doi.org/10.5585/gep.v12i2.18477Palavras-chave:
Gestão de projetos, Administração pública, Conformidade, Processo eletrônico.Resumo
A gestão de projetos configura-se como uma prática estratégica e essencial ao setor público na busca pela eficiência e pelo distanciamento do estigma da burocratização excessiva, dos atrasos ou não cumprimento de entregas e do desperdício do recurso público. Diante dessa realidade, o presente trabalho objetiva compreender como foram desenvolvidos os projetos de implantação do processo eletrônico na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e no IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte), a partir do que determina o Decreto nº 8.539/2015. A pesquisa tem abordagem qualitativa e é um estudo multicaso, utilizando como instrumento de coleta de dados a realização de entrevistas semiestruturadas centradas nas práticas de gestão de projetos, tendo como participantes os gestores dos respectivos projetos. A análise do corpus textual, auxiliada pelo software IRAMUTEQ, possibilitou a criação das classes: Produto, Integração, Práticas em Gestão de Projetos e Conformidade. De acordo com os resultados obtidos na análise de conteúdo, confirmou-se que a conformidade legal foi o principal motivador e delineador dos objetivos dos projetos. A pesquisa também evidenciou as práticas de gestão de projetos implementadas nas duas instituições, com um maior volume dessas identificadas na UFRN, por dispor de um escritório de projetos. O patrocínio institucional configurou-se como principal ponto de suporte à gestão dos projetos. Em contrapartida, a falta de conhecimento institucional mais aprofundado acerca da gestão de documentos e dos procedimentos de protocolo do processo administrativo, caracteriza, com maior ênfase, as dificuldades enfrentadas pelos gerentes de projeto.
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