Governança de Tecnologia da Informação: Uma Análise do Nível de Maturidade em Empresas Atuantes no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/gep.v7i1.374Palavras-chave:
Tecnologia da Informação, Governança de Tecnologia da Informação, Nível de Maturidade de Tecnologia da Informação.Resumo
O uso de tecnologia da informação (TI) tem crescido visando proporcionar maior suporte ao controle do negócio, notadamente em função do complexo ambiente empresarial atual, no qual a governança corporativa nas empresas tem sido cada vez mais requerida pela sociedade. A partir desse contexto, as áreas de sistemas de informação das empresas também tem desenvolvido ações voltadas à governança de TI. Esta pesquisa objetivou mensurar o nível de maturidade da governança de TI em empresas atuantes no Brasil. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa descritiva qualitativa junto a 107 grandes empresas com atividades no país. Os dados foram coletados por meio de questionários de autopreenchimento, que foram analisados com o emprego de técnicas estatísticas. Os principais resultados auferidos na pesquisa de campo mostraram um elevado nível de maturidade da governança de TI nas empresas prospectadas, o que evidencia que a governança de TI é evoluída nas empresas analisadas. Em complemento, as empresas pesquisadas declararam que seus negócios são dependentes da TI em algum nível e, ainda, que os maiores níveis de dependência foram declarados justamente pelas empresas que obtiveram os maiores níveis de maturidade da governança de TI.
Referências
Albertin, A. L., & Albertin, R. M. M. (2008). Benefícios do uso de tecnologia de informação para o desempenho empresarial. Revista de Administração Pública, 42(2), 275-302.
Albertin, A. L., & Albertin, Dimensões do uso de tecnologia da informação: um instrumento de diagnóstico e análise. Revista de Administração Pública, 46(1), 125-151.
Broadbent, M. (2002, September) Creating effective IT governance. Proceedings of Gartner Symposium IT Expo, Miami, FL.
Buchwald, A., Urbach, N., & ; Ahlemann, F. (2014). Business value through controlled IT: toward an integrated model of IT governance success and its impact. Journal of Information Technology, 29, 128-147.
Cartlidge, A. (2007). An introductory overview of ITIL. New York: ITSMF, v. 3.
Chen, D. Q., Mocker, M., Preston, D. S., & Teubner, A. (2010). Information systems strategy: reconceptualization, measurement, and implications. MIS Quartely, 34(2), 233-259.
Cobo, A., Vanti, A. A., & Rocha, R. (2014). A fuzzy multicriteria approach for IT governance evaluation. Journal of Information Systems and Techology Management, 11(2), 257-276.
Culp, C. L. (2001). The risk management process: business strategy and tactics. New York: Wiley.
De Haes, S., & Van Grembergen, W. (2008, January). Analysing the relationship between IT governance and business/IT alignment maturity. Proceedings of Hawaii International Conference on System Sciences, Kauai, HW, USA, 41.
De Haes, S., & Van Grembergen, W. (2009). An exploratory study into IT governance implementations and its impact on business/IT alignment. Information System Management, 26(1), 123-137.
Fernandes, A. A., & Abreu, V. F. (2008). Implantando a governança de TI: da estratégia à gestão dos processos e serviços. Rio de Janeiro: Brasport.
Gama, F. A., & Martinello, M. (2006, setembro). Análise do impacto do nível da governança de TI em indicadores de performance de TI: estudo de caso no setor siderúrgico. Anais do Encontro Nacional da ANPAD, Salvador, BA, Brasil, XXX.
Gerow, J. E., Grover, V., Thatcher, J., & Roth, P. L. (2014). Looking toward the future of It-business strategic alignment through the past: a meta-analysis. MIS Quartely, 38(4), 1159-1185.
Gonçalves, A. P., Miranda, B. S., Pereira, R. S., & Correa, H. L. (2009, junho). Proposal of evaluation model of alignment between business and it strategies. Proceedings of CONTECSI, São Paulo, SP, Brasil, 7.
Heart, T., Maoz, H., & Plinski, N. (2010). From Governance to adaptability: The mediating effect of IT executives’ managerial capabilities. Information Systems Management, 27(1), 42-60.
Huang, S., Ou, C., Chen, C., & Lin, B. (2006). An empirical study of relationship between IT investment and firm performance: a resource-based perspective. European Journal of Operational Research, 173(3), 984-999.
Hughes, G. (2006). Five steps to IT risk management best practices. Risk Management, 53(7), 34-55.
Iso/Iec. (2014). Corporate governance of information technology. Recuperado em 20 dez. 2015 de http://www.itgi.com.
Itgi – Information Technology Governance Institute. (2007). COBIT 4.1. - Framework, control objectives, management guidelines and maturity models. New York: ISACA.
Itgi – Information Technology Governance Institute. (2011a). About IT Governance. Recuperado em 15 jan. 2011 de http://www.itgi.org.
Itgi – Information Technology Governance Institute. (2011b). Global status report on the governance of enterprise IT (GEIT). Rolling Meadows: ITGI.
King, J. L. (2001). Operational risk: measurement and modeling. Chichester: John Wiley & Sons.
Kingsford, R., Dunn, L., & Cooper, J. (2003, February). Information systems, IT governance and organizational culture. Proceedings of Australasian Conference on Information Systems, Western Australia, Australia, 14.
Li, Y., & Tan, C. H. (2013). Matching business strategy and CIO characteristics: the impact on organizational performance. Journal of Business Research, 66(2), 248-259.
Liang, T. P., Chiu, Y.C., Wu, S. P. J., & Straub, D. (2011, May). The impact of IT governance on organizational performance. Proceedings of Americas Conference on Information Systems, Detroit, MI, USA, 17.
Litan, R. E., & Wallison, P. J. (2000). The GAAP gap: corporate disclosure in the internet age. Washington: AEI-Brookings Joint Center for Regulatory Studies.
Lobler, M. L., Bobsin, D., & Visentini, M. S. (2008). Alignment between the strategic business plan and the plan of information technology at companies: the comparative analysis through the maturity level and critical sucess factors. Journal of Information Systems and Technology Management, 5(1), 37-60.
Luciano, E. M., & Testa, M. G. (2011). Controls of information technology management for Business processes outsourcing based on Cobit. Journal of Information Systems and Technology Management, 8(1), 237-262.
Luftman, J. N. (2000). Assessing business – It alignment maturity. Communications of AIS, 4, 67-88.
Luftman, J. N. (2004). Managing the information technology resource: leadership in the information age. New Jersey: Pearson Education.
Lunardi, G. L., Becker, J. L., & Maçada, A. C. G. (2010). IT Governance in Brazil: does it matter? London: Performance.
Magalhães, I. L., & Pinheiro, W. B. (2007). Gerenciamento de serviços de TI na prática: uma abordagem com base na ITIL. São Paulo: Novatec.
Melville, N., Kraemer, K., & Gurbaxani, V. (2004). Review: information technology and organizational performance: an integrative model of IT business value. MIS Quarterly, 28(2), 283-322.
Mendes da Silva, W., & Magalhães Filho, P. A. O. (2005, setembro). Verificando associações entre governança corporativa e governança de tecnologia de informação: uma análise empírica com indústrias brasileiras. Anais do Encontro da ANPAD, Brasília, DF, Brasil, XXIX.
Neely, A. (2005). The evolution of performance measurement research. International Journal of Operations & Production Management, 25(12), 1264-1277.
Nenickova, H. (2011). Critical success factors for ITIL best practices usage. Economics & Management, 16, 839-844.
Orozco, J., Tarhini, A., Masa’Deh, R., & Tarhini, T. (2015). A framework of IS/Business alignment management practices to improve the design of IT governance architectures. International Journal of Business and Management, 10(4), 64-83.
Pereira, R. F. de S., & Silva, M. M. da. (2010). ITIL Maturity Model. Recuperado em 03 jan. 2016 de http://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?arnumber=5556698.
PMI – Project Management Institute. (2011). Sobre o PMI. Recuperado em 10 fev. 2011, de http://www.pmi.org/br.
Prestes, M. A., & Brodbeck, A. F. (2011). Desenvolvimento de um conjunto de processos de governança de tecnologia de informação para uma instituição hospitalar. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, 10(2), 23-42.
Radhakrishnan, A., Zu, X., & Grover, V. (2008). A process-oriented perspective on differential business value creation by information technology: An empirical investigation. Omega, 36(6), 1105-1125.
Ravishankar, M. N., Pan, S. L., & Leidner, D. E. (2011). Examining the strategic alignment and implementation success of KMS: a subculture-based multilevel analysis. Information System Research, 22(1), 39-59.
Rezende, D. A., & Abreu, A. F. (2002). Planejamento estratégico da TI alinhado ao planejamento estratégico de empresas. Revista de Administração Mackenzie, 2, 39-51.
Rodrigues, L. C.; Maccari, E. A., & Simões, S. A. (2009). O desenho da gestão da tecnologia da informação nas 100 maiores empresas na visão dos executivos de TI. Journal of Information Systems and Technology Management, 6(3), 483-506.
Scheeren, A. W., Fontes-Filho, J. R., & Tavares, E. (2013). Impacts of a relationship model on informational technology governance: an analysis of managerial perceptions in Brazil. Journal of Information Systems and Technology Management, 10(3), 621-642.
Schwarz, A., Kalila, M., Kefi, H., & Schwarz, C. (2010). A dynamic capabilities approach to understanding the impact of IT-enabled businesses processes and IT-business alignment on the estrategic and opertaional performance of the firm. Communications of the Association for Information Systems, 26, 57-84.
SEBRAE. (2008). Estudos e pesquisas. Recuperado em 10 jun. 2008, de http://www.sebrae.com.br.
Siqueira, J. (2011). O modelo de maturidade de processos: como maximizar o retorno dos investimentos em melhoria da qualidade e produtividade. Recuperado em: 14 jan. 2011, de http://www.ibqn.com.br/htm_artigos_links/index04.htm.
Sohal, A., & Fitzpatrick, P. (2002). IT Governance and management in large Australian organizations. International Journal of Production Economics, 75(1), 97-112.
Tarouco, H. H., & Graeml, A. R. (2011). Governança de tecnologia da informação: um panorama da adoção de modelos de melhores práticas por empresas brasileiras usuárias. RAUSP, 46(1), 7-18.
Van Grembergen, W., De Haes, S., & Guldentops, E. (2004). Structures, processes and relational mechanisms for IT governance. In Van Grembergen, W. (Ed.). Strategies for information technology governance. Hershey: Idea Group.
Vanni, R. M. P. (2005). Governança de TI na Universidade de São Paulo. São Paulo: USP.
Verhoef, C. (2007). Quantifying the effects of IT-governance rules. Science of Computer Programming, 67(2-3), 247-277.
Vitoriano, M. A. V., & Souza Neto, J. (2015). Information technology servisse management processes maturity in the brazilian federal direct administration. Journal of Information Systems and Technology Management, 12(3), 663-686.
Webb, P., Pollard, C., & Ridley, G. (2006, January). Attempting to define IT governance. Proccedings of Hawaii International Conference on System Sciences, Kauiai, HW, USA, 39.
Weill, P. (2004). Don't just lead govern: how top-performing firms govern IT. MIS Quarterly Executive, 3(1), 1-17.
Weill, P., & Woodham, R. (2002). Don’t just lead, govern: implementing effective IT governance. CISR Work Papers N. 326.
Weill, P., & Ross, J. W. (2006). Governança de tecnologia da informação. São Paulo: M. Books.
Wilkin, C., & Chenhall, R. (2010). A review of IT governance: a taxonomy to inform accounting information system. Journal of Information System, 24(2), 107-146.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2016 Andréa de Paiva Gonçalves, Marcos Antonio Gaspar, Marcos Vinícius Cardoso
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.