Os fãs da seleção brasileira de Rugby e as suas conexões com a seleção e com a modalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v9i2.15253

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Rugby, Consumidor esportivo, Confederação Brasileira de Rugby

Resumo

Objetivo: Identificar e classificar como os fãs da seleção brasileira de rugby se conectam com a seleção e com a modalidade.

Metodologia: A pesquisa se caracteriza como aplicada, descritiva, quantitativa e realizada através do método Survey. O questionário foi aplicado antes do jogo da seleção brasileira de rugby com a amostra definida por conveniência e de forma não probabilística. Os dados obtidos foram analisados com base na Estatística Descritiva e na Análise Fatorial Exploratória.

Originalidade/relevância: A pesquisa evidencia, de forma inédita, o comportamento do consumidor/torcedor da seleção brasileira de rugby, identificando os fatores que o conectam com a equipe e com a modalidade, gerando sugestões para o desenvolvimento do rugby no país.

Principais resultados: Entre os 117 respondentes 54% eram homens com uma idade média de 31,90 anos. 62% eram solteiros, 31% pós-graduados e 64% não residiam na cidade de São Paulo. Os oito fatores gerados explicaram 67,32% da variância identificada, sendo, em parte, diferentes dos conectores indicados na teoria utilizada. O torcedor respondente possuía um significativo engajamento com a modalidade e com a seleção, sendo influenciado pela figura do ídolo e pela família, mas com um limitado consumo de produtos e presença nos jogos.

Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo inicia as pesquisas sobre o comportamento do consumidor de rugby no Brasil e inova ao aplicar a teoria base utilizada ao contento brasileiro e no rugby, revelando pontos a serem adaptados e abordados em estudos futuros.

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Biografia do Autor

Ivan Furegato Moraes, Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo (EEFE / USP)

Doutorando em Educação Física e Esporte pela Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2008), especialização em Administração e Marketing Esportivo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2010) e mestrado em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2015). Integrante do GEPAE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração Esportiva) e do GEPECOM (Grupo de Pesquisa e Estudos em Comunicação e Marketing no Esporte). Experiência profissional na área de comunicação, com ênfase em marketing, gestão e eventos esportivos. Possui um livro publicado; quatro trabalhos publicados em periódicos, sendo dois em periódicos internacionais; seis trabalhos publicados em anais de eventos; além de ter participado de mais de 20 eventos nacionais e internacionais.

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Publicado

20.08.2020

Como Citar

Moraes, I. F., Vanucci, L. H. T., & Rocco Junior, A. J. (2020). Os fãs da seleção brasileira de Rugby e as suas conexões com a seleção e com a modalidade. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 9(2), 171–176. https://doi.org/10.5585/podium.v9i2.15253

Edição

Seção

Artigos