Como temos pesquisado a Airbnb? Características das pesquisas em periódicos científicos da Administração e do Turismo entre 2008 e 2018
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v9i1.15820Palavras-chave:
Airbnb, Revisão Sistemática, Estudo Bibliométrico, Turismo, AdministraçãoResumo
Objetivo do estudo: O objetivo desta pesquisa é apresentar as características dos artigos que analisam a Airbnb publicados nos principais periódicos científicos internacionais e nos periódicos científicos nacionais pertencentes ao campo do Turismo e ao campo da Administração entre 2008 e 2018.
Metodologia/abordagem: Este estudo fundamenta-se em uma abordagem de método misto, empregando uma revisão sistemática seguida uma análise bibliométrica realizada por meio de um estudo de co-citações a partir de uma análise fatorial exploratória.
Originalidade/Relevância: Até o momento não foi identificada nenhuma revisão sistemática sobre a Airbnb que apresentasse as características das produções apontando as similaridades e diferenças entre a produção internacional publicada nos principais periódicos científicos e a produção científica nacional, nem uma análise bibliométrica que indicasse a constituição teórica que sustenta as investigações sobre Airbnb.
Principais resultados: Os artigos da amostra concentram-se em alguns periódicos, apresentando um crescimento exponencial ao longo dos anos, sendo majoritariamente não baseados em teoria, utilizando abordagem quantitativa, empregando como principais técnicas estatísticas regressões e SEM, focando em efeitos econômicos e empregando como principal unidade de análise dados secundários. O autor com mais publicações é Daniel Guttentag. As citações feitas pela amostra fundamentam-se em três fatores, nomeados (1) ‘Pricing e Impacto Econômico’, (2) ‘Sustentáculo Teórico’ e (3) ‘Estado da Arte e Estudos Futuros’.
Contribuições teóricas/metodológicas: Este artigo agrega a literatura sobre tema ao avançar os achados feitos por Humes e Freire (2018) e Dann, Teubner e Weinhardt (2019) por meio da realização de um estudo bibliométrico.Downloads
Referências
Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50(2), 179-211.
Airbnb. (2019). Sobre nós. Recuperado de https://bit.ly/2SC3Krz.
Belk, R. (2010). Sharing. Journal of Consumer Research, 36(5), 715-734.
Bornelli, J. (2016, 06 de dezembro). Airbnb: a maior rede de hotéis do mundo que não possui nenhum quarto de hotel. StartSe. Recuperado de https://bit.ly/2CwC3ef.
Catramby, T. (2013). Em que cenário foi criado o curso superior de Turismo no Brasil?.. Artigo apresentado no XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento histórico e diálogo social (pp.1-15). Natal, RN. Recuperado de https://bit.ly/2mcYtvv.
Cheng, M. (2016a). Current sharing economy media discourse in tourism. Annals of Tourism Research, 60, 111-114.
Cheng, M. (2016b). Sharing economy: A review and agenda for future research. International Journal of Hospitality Management, 57, 60-70.
Creswell, J. W. (2007). Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed.
Dann, D., Teubner, T., & Weinhardt, C. (2019). Poster child and guinea pig–insights from a structured literature review on Airbnb. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 31(1), 427-473.
Edelman, B. G., & Luca, M. (2014). Digital discrimination: The case of Airbnb.com (Harvard Business School NOM Unit Working Paper No. 14-054). Recuperado de https://hbs.me/2IdIrdI.
Field, A. (2009). Descobrindo a estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Bookman Editora.
Gefen, D. (2000). E-commerce: the role of familiarity and trust. Omega, 28(6), 725-737.
Guerrazzi, L. A. d. C., Brandão, M. M., de Campos Junior, H., & Lourenço, C. E. (2015). Pesquisa em Marketing e Estratégia nos principais periódicos internacionais: Um estudo bibliométrico sobre publicações no século XXI. Revista Ibero Americana de Estratégia, 14(1), 7-27.
Guttentag, D. (2015). Airbnb: disruptive innovation and the rise of an informal tourism accommodation sector. Current Issues in Tourism, 18(12), 1192-1217.
Guttentag, D., Smith, S., Potwarka, L., & Havitz, M. (2018). Why tourists choose Airbnb: A motivation-based segmentation study. Journal of Travel Research, 57(3), 342-359.
Hamari, J., Sjöklint, M., & Ukkonen, A. (2016). The sharing economy: Why people participate in collaborative consumption. Journal of the Association for Information Science and Technology, 67(9), 2047-2059.
Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman.
Heo, Y. (2016). Sharing economy and prospects in tourism research. Annals of Tourism Research, 58, 166-170.
Hill, D. (2015). How much is your spare room worth?. IEEE Spectrum, 52(9), 32-58.
Hirschman, E. C. (1980). Innovativeness, novelty seeking, and consumer creativity. Journal of Consumer Research, 7(3), 283-295.
Humes, L. B., & Freire, O. B. d. L. (2018). Consumo mediado por tecnologia como forma de midiatização do consumo – O que temos pesquisado sobre a Airbnb?. Artigo apresentado no 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (pp.1-13). Joinville, SC. Recuperado de https://bit.ly/2lpHohy.
Karlsson, L., & Dolnicar, S. (2016). Someone's been sleeping in my bed. Annals of Tourism Research, 58, 159-162.
Kim, K., Hayes, J. L., Avant, J. A., & Reid, L. N. (2014). Trends in advertising research: A longitudinal analysis of leading advertising, marketing, and communication journals, 1980 to 2010. Journal of Advertising, 43(3), 296-316.
Manoharan, A., & Singal, M. (2017). A systematic literature review of research on diversity and diversity management in the hospitality literature. International Journal of Hospitality Management, 66, 77-91.
Marujo, N. (2013). A pesquisa em turismo: reflexões sobre as abordagens qualitativa e quantitativa. Revista de Investigación em Turismo y Desarrollo Local, 6(14), 01-16.
Monty, B., & Skidmore, M. (2003). Hedonic pricing and willingness to pay for bed and breakfast amenities in Southeast Wisconsin. Journal of Travel Research, 42(2), 195-199.
Piovesan, A., & Temporini, E. R. (1995). Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Revista de Saúde Pública, 29, 318-325.
Prayag, G., & Ozanne, L. K. (2018). A systematic review of peer-to-peer (P2P) accommodation sharing research from 2010 to 2016: progress and prospects from the multi-level perspective. Journal of Hospitality Marketing & Management, 27(6),
-678.
Quevedo-Silva, F., Santos, E. B. A., Brandão, M. M., & Vils, L. (2016). Bibliometric study: guidelines on its application. Brazilian Journal of Marketing, 15(2), 246-262.
Rosen, S. (1974). Hedonic prices and implicit markets: product differentiation in pure competition. Journal of Political Economy, 82(1), 34-55.
Sampaio, R. F.; Mancini, M. C. (2007). Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, 11(1), 83-89.
Santos, E. B. A. (2016). Estilos musicais e seus efeitos no comportamento do consumidor no ambiente de varejo (Doctoral dissertation). Recuperado de https://bit.ly/2m1bQyv.
Silveira, L. M. d., Petrini, M., & Santos, A. C. M. Z. d. (2016). Economia compartilhada e consumo colaborativo: o que estamos pesquisando?. REGE - Revista de Gestão, 23(4), 298-305.
Sthapit, E., & Jiménez-Barreto, J. (2019). You never know what you will get in an Airbnb: Poor communication destroys value for guests. Current Issues in Tourism, 22(19), 2315-2318.
Stors, N., & Kagermeier, A. (2015). Motives for using Airbnb in metropolitan tourism – Why do people sleep in the bed of a stranger?. Regions Magazine, 299(1), 17-19.
Trenz, M., Frey, A., & Veit, D. (2018). Disentangling the facets of sharing: a categorization of what we know and don’t know about the sharing economy. Internet Research, 28(4), 888-925.
Tussyadiah, I. P., & Zach, F. (2017). Identifying salient attributes of peer-to-peer accommodation experience. Journal of Travel & Tourism Marketing, 34(5), 636-652.
Vera, R., Alves, L., & de Sevilha Gosling, M. (2017). Economia compartilhada no turismo: Uma discussão teórica sobre o consumo colaborativo e o compartilhamento. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 10(1), 226-251.
Wang, D., & Nicolau, J. L. (2017). Price determinants of sharing economy based accommodation rental: A study of listings from 33 cities on Airbnb.com. International Journal of Hospitality Management, 62, 120-131.
Webster, J., & Watson, R. T. (2002). Analyzing the past to prepare for the future: Writing a literature review. MIS Quarterly, xiii-xxiii.
Zervas, G., Proserpio, D., & Byers, J. W. (2017). The rise of the sharing economy: Estimating the impact of Airbnb on the hotel industry. Journal of Marketing Research, 54(5), 687-705.
Zhang, Z., Ye, Q., & Law, R. (2011). Determinants of hotel room price: An exploration of travelers' hierarchy of accommodation needs. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 23(7), 972-981.
Zimmermann, D. D., Humes, L. B., & Meira, K. d. M. A. (2019). Navegar é preciso: Narrativas midiatizadas do viajante contemporâneo sobre a Airbnb no YouTube. Artigo apresentado no X Pró-Pesq PP – Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (pp.1-15). São Paulo, SP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Leonardo Bars Humes, Otávio Bandeira de Lamônica Freire

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 746
- PDF 528