Como temos pesquisado a Airbnb? Características das pesquisas em periódicos científicos da Administração e do Turismo entre 2008 e 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v9i1.15820

Palavras-chave:

Airbnb, Revisão Sistemática, Estudo Bibliométrico, Turismo, Administração

Resumo

Objetivo do estudo: O objetivo desta pesquisa é apresentar as características dos artigos que analisam a Airbnb publicados nos principais periódicos científicos internacionais e nos periódicos científicos nacionais pertencentes ao campo do Turismo e ao campo da Administração entre 2008 e 2018.

Metodologia/abordagem: Este estudo fundamenta-se em uma abordagem de método misto, empregando uma revisão sistemática seguida uma análise bibliométrica realizada por meio de um estudo de co-citações a partir de uma análise fatorial exploratória.

Originalidade/Relevância: Até o momento não foi identificada nenhuma revisão sistemática sobre a Airbnb que apresentasse as características das produções apontando as similaridades e diferenças entre a produção internacional publicada nos principais periódicos científicos e a produção científica nacional, nem uma análise bibliométrica que indicasse a constituição teórica que sustenta as investigações sobre Airbnb.

Principais resultados: Os artigos da amostra concentram-se em alguns periódicos, apresentando um crescimento exponencial ao longo dos anos, sendo majoritariamente não baseados em teoria, utilizando abordagem quantitativa, empregando como principais técnicas estatísticas regressões e SEM, focando em efeitos econômicos e empregando como principal unidade de análise dados secundários. O autor com mais publicações é Daniel Guttentag. As citações feitas pela amostra fundamentam-se em três fatores, nomeados (1) ‘Pricing e Impacto Econômico’, (2) ‘Sustentáculo Teórico’ e (3) ‘Estado da Arte e Estudos Futuros’.

Contribuições teóricas/metodológicas: Este artigo agrega a literatura sobre tema ao avançar os achados feitos por Humes e Freire (2018) e Dann, Teubner e Weinhardt (2019) por meio da realização de um estudo bibliométrico.

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Biografia do Autor

Leonardo Bars Humes, Universidade de São Paulo - USP

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM - ECA/USP). Bolsista CAPES. Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.

Otávio Bandeira de Lamônica Freire, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (PPGTUR - EACH/USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (PPGA - FEA/USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM - ECA/USP). Professor do Bacharelado em Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).

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Publicado

19.06.2020

Como Citar

Bars Humes, L., & Bandeira de Lamônica Freire, O. (2020). Como temos pesquisado a Airbnb? Características das pesquisas em periódicos científicos da Administração e do Turismo entre 2008 e 2018. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 9(1), 117–140. https://doi.org/10.5585/podium.v9i1.15820

Edição

Seção

Artigos