Turismo de Aventura Acessível

Autores

  • Ana Maria Guimarães da Mota Universidade Anhembi Morumbi
  • Ádiler Caroline Vilkas Universidade Anhembi Morumbi
  • Elizabeth Kyoko Wada Universidade Anhembi Morumbi
  • Mateus Ferreira dos Santos Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v3i1.78

Palavras-chave:

Hospitalidade, Stakeholders, Serviços, Acessibilidade, Turismo de Aventura.

Resumo

O Turismo de Aventura utiliza os esportes radicais, que são praticados em situações potencialmente perigosas, requerendo atenção à segurança. Esse tipo de turismo está à disposição dos portadores de necessidades especiais. A falta de hospitalidade nas destinações turísticas leva em conta apenas a vertente econômica desta situação e não os demais aspectos. Com o aumento dessa demanda há uma amplificação das exigências do público especial e surge o problema estudado: “Por que ainda são poucos os parques adaptados para o turismo de aventura acessível?”. Esta pesquisa teve como objetivo geral: analisar quais as adaptações e adequações necessárias para atender ao público especial na cidade de Santos, litoral de São Paulo, em duas modalidades e a causa de ainda serem poucos os locais que as possuem e objetivos específicos: descrever as adaptações necessárias para o atendimento desse público, esclarecendo sobre a legislação vigente em Santos sobre adaptações das atividades, que abrangem esse segmento turístico; demonstrar os destinos de turismo de aventura adaptados para esse público em Santos; analisar comparativamente a viabilidade de cada esporte para cada necessidade especial. Para tanto, a metodologia dessa pesquisa empírica de caráter exploratório foi baseada em revisão bibliográfica e estudo de casos múltiplos, com entrevistas semiestruturadas e visitas técnicas. Como considerações finais percebeu-se que há falta de incentivo para as empresas de turismo de aventura dos destinos turísticos por parte dos órgãos públicos, bem como sua fraca infraestrutura, levando os turistas especiais a procurarem destinos mais completos e com menos “barreiras” entre eles e a prática dos esportes de aventura.

Palavras-chave: Hospitalidade. Stakeholders. Serviços. Acessibilidade. Turismo de Aventura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Guimarães da Mota, Universidade Anhembi Morumbi

Discente/bolsista CAPES do programa de Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em Docência para o Ensino Superior pelo SENAC/SP (2010) e Tecnóloga em Hotelaria pelo Instituto Federal de Goiás (2009).

Ádiler Caroline Vilkas, Universidade Anhembi Morumbi

Mestranda em Hospitalidade na Universidade Anhembi Morumbi, especialização em Planejamento e Organização de Eventos na FAAP (2011) e em Marketing na Unisuz (2010), Bacharel em Turismo com Tecnólogo em Gestão de Eventos pela Universidade Anhembi Morumbi (2009).

Elizabeth Kyoko Wada, Universidade Anhembi Morumbi

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994), Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989), especialização em Administração Mercadológica pela EAESP/FGV (1982), graduação em Turismo pelo Centro Universitário Ibero Americano Unibero (1979) e em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (1980).

Mateus Ferreira dos Santos, Universidade Anhembi Morumbi

Graduação no curso de Turismo e Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (2013).

Downloads

Publicado

01.06.2014

Como Citar

Mota, A. M. G. da, Vilkas, Ádiler C., Wada, E. K., & Santos, M. F. dos. (2014). Turismo de Aventura Acessível. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 3(1), 61–73. https://doi.org/10.5585/podium.v3i1.78

Edição

Seção

Artigos