Terceirização de Serviços em Hotéis: Um Estudo Comparativo de Caso

Autores

  • Tomas Sparano Martins PUCPR
  • Heitor Takashi Kato PUCPR
  • June Alison Westarb Cruz PUCPR
  • Kawana Harue Sato PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v3i1.74

Palavras-chave:

Hotéis, Capacidades Dinâmicas, Terceirização, Processo Decisório

Resumo

Este estudo discute o processo de terceirização em dois tipos de hotéis, um independente e um de rede. Especificamente, o objetivo deste estudo foi verificar por que os hotéis terceirizam seus serviços e atividades, e como ocorre o processo de terceirização na perspectiva das capacidades dinâmicas. Para tanto realizou-se um estudo qualitativo, comparativo de casos, utilizando a técnica da análise de conteúdo do tipo categorial.  Os resultados mostram que as decisões das terceirizações foram motivadas principalmente por razões financeiras, tais como a possibilidade de redução de custos e a melhoria do desempenho financeiro. Também se destacou como razões para a terceirização no hotel de rede a existência de fornecedor especializado, o que sugere a existência de uma estratégia voltada para a busca de recursos externos, como forma de integrar e complementar recursos. Com relação ao processo de decisão da terceirização, observou-se que processos formalizados são adotados pelo hotel pertencente a uma rede. O hotel independente adota processos mais informais na decisão da terceirização. Por fim, variáveis ambientais, crise financeira e a gripe H1N1, não influenciaram o processo de terceirização nos hotéis.

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Biografia do Autor

Tomas Sparano Martins, PUCPR

Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas

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Publicado

01.06.2014

Como Citar

Martins, T. S., Kato, H. T., Cruz, J. A. W., & Sato, K. H. (2014). Terceirização de Serviços em Hotéis: Um Estudo Comparativo de Caso. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 3(1), 74–93. https://doi.org/10.5585/podium.v3i1.74

Edição

Seção

Artigos