Responsabilidade Social Corporativa no Futebol do Brasil: Estudos de Caso com as Equipes do Campeonato Brasileiro Série A.

Autores

  • Felipe Ferreira de Lara Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v3i2.49

Palavras-chave:

Responsabilidade social corporativa, Futebol, Gestão do esporte.

Resumo

O reconhecimento do esporte como um meio de socialização e inclusão social pode ser observado pelo grande número de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares. Parte-se do pressuposto de que, como as crianças e jovens gostam do esporte, irão através desta pratica participar e se manter nos projetos existentes que terão como objetivo desenvolver valores positivos nesses indivíduos. O futebol é a principal atividade esportiva conhecida e praticada no Brasil, assim clubes desta modalidade são um importante veículo de identificação para os jovens. Se o clube de futebol está envolvido na comunidade, acaba por fazer parte e desenvolver uma força direcionadora no ambiente o qual está inserido. Desse modo, a pesquisa parte de um estudo exploratório sobre as ações de responsabilidade social nos clubes da série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. O envolvimento social desses clubes se caracteriza pelo foco na inserção da comunidade adjacente à sede do clube, ao trabalho voluntário e à educação, todos com o foco no jovem. No entanto, essas ações identificadas ainda se restringem a uma caracterização de brevidade e fragmentação.

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Biografia do Autor

Felipe Ferreira de Lara, Universidade de São Paulo

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal São Carlos campus Sorocaba (2013). Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

01.12.2014

Como Citar

Lara, F. F. de. (2014). Responsabilidade Social Corporativa no Futebol do Brasil: Estudos de Caso com as Equipes do Campeonato Brasileiro Série A. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 3(2), 01–11. https://doi.org/10.5585/podium.v3i2.49

Edição

Seção

Artigos