Modelos de Gestão do Esporte Educacional e Governança no Terceiro Setor: O Real, O Possível e O Ideal
Resumo
Esse artigo tem por objetivo analisar os princípios da governança no desenvolvimento do modelo de gestão do esporte educacional em uma organização do terceiro setor. Trata-se de um estudo qualitativo, de perspectiva fenomenológica. A coleta de dados foi feita por meio do grupo focal com a equipe de colaboradores e entrevista com a diretora e o gerente do instituto. Essas técnicas permitem coletar dados, a partir das experiências e visões dos participantes, além de propiciar análise dos dados e tratá-los pela análise de conteúdo e apresentados de forma discursiva (Barbour, 2009). Os resultados mostraram que a adoção de boas práticas de governança e a utilização de um modelo de gestão do esporte são valorizados e reconhecidos pelo grupo e pelos parceiros. A pesquisa revela ainda que tanto a governança quanto o uso de modelo de gestão são praticados de forma incipientes nestas organizações e podem auxiliar ONGs do esporte educacional.
Palavras-chave
modelos de gestão do esporte educacional, governança no esporte,governança no terceiro setor,empreendedorismo social
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PDFDOI: https://doi.org/10.5585/podium.v4i2.90
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