Fatores Contábeis Explicativos da Política de Estrutura de Capital dos Clubes de Futebol Brasileiros

Autores

  • Paulo Roberto da Cunha Universidade Regional de Blumenau - FURB, Santa Catarina.
  • Cleston Alexandre dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande.
  • Juçara Haveroth Universidade Regional de Blumenau - FURB, Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v6i1.166

Palavras-chave:

Clubes de futebol brasileiros, Estrutura de capital, Endividamento.

Resumo

Este artigo teve por objetivo evidenciar os fatores contábeis explicativos da política de estrutura de capital dos clubes de futebol brasileiros. O estudo caracteriza-se como descritivo, realizado por meio de análise documental e abordagem quantitativa. Foram analisados 40 clubes de futebol, sendo 20 da série A, 15 da série B e 5 da série C com as demonstrações contábeis de 2015 publicadas. A análise dos dados foi realizada por meio de análise descritiva, correlação de Pearson e análise de regressão múltipla por meio do Software SPSS® versão 22.0. Os resultados encontrados apontam que o tamanho e rentabilidade influenciam de forma negativa o endividamento dos clubes de futebol enquanto a tangibilidade influência de forma positiva o mesmo, confirmando estas hipóteses. Ao contrário a liquidez e o intangível, não foram consideradas estatisticamente significantes, ou seja, não influenciam de forma significativa e negativa o endividamento dos clubes de futebol brasileiros das séries A, B e C pesquisados, refutando para estes casos as hipóteses levantadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto da Cunha, Universidade Regional de Blumenau - FURB, Santa Catarina.

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Regional de Blumenau (FURB).Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Regional de Blumenau (FURB).  

Cleston Alexandre dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande.

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Regional de Blumenau (FURB).Professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL).  

Juçara Haveroth, Universidade Regional de Blumenau - FURB, Santa Catarina.

Mestranda em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Downloads

Publicado

01.04.2017

Como Citar

Cunha, P. R. da, Santos, C. A. dos, & Haveroth, J. (2017). Fatores Contábeis Explicativos da Política de Estrutura de Capital dos Clubes de Futebol Brasileiros. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 6(1), 01–21. https://doi.org/10.5585/podium.v6i1.166

Edição

Seção

Artigos