Alianças Público-Privadas para o Desenvolvimento do Turismo Local: Visão Comparada entre Cuba e Equador

Autores

  • Mabel Font Aranda Universidad de La Habana
  • Wilson Teodomiro Salas Álvarez Universidad Regional Autónoma de Los Andes (UNIANDES) Ambato
  • Luis Dionisio Andrade Alcívar Escuela Superior Politécnica Agropecuaria de Manabí
  • Yanelis Peñate Suárez Hotel Royalton Hicacos. Varadero, Cuba.

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v6i1.182

Palavras-chave:

Desenvolvimento local turístico, Alianças estratégicas, Alianças público-privadas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar a percepção e predisposição de atores públicos e serviços privados turísticos, em relação às alianças estratégicas para fomentar o desenvolvimento do turismo ao nível local nas condições de Cuba e Equador. As províncias selecionadas para o estudo foram Matanzas e Tungurahua. Faz parte de projetos institucionais envolvendo pesquisadores da Universidade de Matanzas, Cuba, a Universidade Autônoma Regional dos Andes e a Escola Politécnica de Agricultura de Manabí, Equador. A metodologia parte da análise das políticas nacionais e locais, da declaração de interesses e da revisão de documentos oficiais. A segunda etapa, corresponde ao diagnóstico territorial sobre alianças estratégicas empregadas para gerar serviços e ofertas turísticas. A pesquisa explora a determinação e mapeamento de atores chave ou possíveis aliados, a valorização da atitude para a aliança e as necessidades estratégicas. As referidas etapas são anteriores à elaboração de qualquer plano estratégico de negociação e contrato. Os métodos e técnicas utilizados foram o brainstorming, o F.O.D.A, entrevistas, pesquisas e critérios de especialistas. Os dados forma processados ​​com o Microsoft Excel e o SPSS. Os resultados da investigação estão associados à importância de conhecer a percepção e predisposição dos implicados no fomento de alianças estratégicas no setor turístico, para a realização de seu funcionamento na prática, que se baseia na contribuição de uma concepção teórico-investigativa  e metodológica que sistematiza critérios de diferentes autores e mostra a aplicação das sequências de etapas para a realização do objetivo proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mabel Font Aranda, Universidad de La Habana

Doctora en Ciencias Geográficas pela Universidad de La Habana. Licenciado en Educación Especialidad Geografía (I.S.P “Félix Varela” 1987). Escuela Superior Politécnica Agropecuaria de Manabí Manuel Félix López.

Wilson Teodomiro Salas Álvarez, Universidad Regional Autónoma de Los Andes (UNIANDES) Ambato

Decano de la Facultad de Dirección de Empresas

Luis Dionisio Andrade Alcívar, Escuela Superior Politécnica Agropecuaria de Manabí

Docente Investigador. Carrera de Turismo

Yanelis Peñate Suárez, Hotel Royalton Hicacos. Varadero, Cuba.

Especialista de Reservas.

Publicado

01.04.2017

Como Citar

Font Aranda, M., Salas Álvarez, W. T., Andrade Alcívar, L. D., & Peñate Suárez, Y. (2017). Alianças Público-Privadas para o Desenvolvimento do Turismo Local: Visão Comparada entre Cuba e Equador. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 6(1), 62–91. https://doi.org/10.5585/podium.v6i1.182

Edição

Seção

Artigos