Escalas Concorrentes para Mensuração do Envolvimento: Um Estudo com Corredores de Rua

Autores

  • Luiz Silva dos Santos Universidade Nove de Julho - UNINOVE.
  • Otávio Bandeira de Lamônica Freire Universidade Nove de Julho - UNINOVE.
  • Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
  • Marcelo Lourenço Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v6i4.272

Palavras-chave:

Envolvimento, Escalas concorrentes, Psicologia do consumidor, Esportes.

Resumo

Este estudo teve como objetivo comparar duas escalas para mensuração do Envolvimento: New Involvement Profile (NIP) e Personal Involvement Inventory (PII), avaliando suas propriedades psicométricas quando aplicadas ao contexto do esporte. Por meio da comparação do poder de explicação destas escalas com a intenção de recomendar e intenção de recompra, adotou-se como público-alvo da pesquisa consumidores-praticantes de corrida de rua na cidade de São Paulo. A metodologia aplicada concernente a um estudo transversal, junto a uma amostra com trezentos e vinte respondentes, permitiu a apropriação de dados suficientes para concluir que a escala New Involvement Profile apresentou melhores escores em função das duas variáveis preditoras, o que a credencia para demonstrar o potencial do uso de envolvimento para prever comportamentos, segmentar indivíduos e compreender grupos especiais de indivíduos, tais como praticantes de atividades esportivas de forma individual ou mesmo em grupo. O resultado final obtido gerou um modelo validado de acordo com os indicadores exigidos pela literatura.

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Biografia do Autor

Luiz Silva dos Santos, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, São Paulo, (Brasil).

Otávio Bandeira de Lamônica Freire, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, (Brasil). Professor da Linha de Marketing do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA/UNINOVE, São Paulo. Editor-Chefe da Revista Brasileira de Marketing - REMark.

Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, São Paulo, (Brasil). Professor adjunto da Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Editor adjunto da área de Marketing da Revista de Administração – RAUSP

Marcelo Lourenço, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Mestrando em Gestão do Esporte pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, São Paulo, (Brasil).

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Publicado

22.12.2017

Como Citar

Santos, L. S. dos, Freire, O. B. de L., Oliveira e Silva, F. Q. P. de, & Lourenço, M. (2017). Escalas Concorrentes para Mensuração do Envolvimento: Um Estudo com Corredores de Rua. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 6(4), 466–487. https://doi.org/10.5585/podium.v6i4.272

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