Escalas Concorrentes para Mensuração do Envolvimento: Um Estudo com Corredores de Rua

Authors

  • Luiz Silva dos Santos Universidade Nove de Julho - UNINOVE.
  • Otávio Bandeira de Lamônica Freire Universidade Nove de Julho - UNINOVE.
  • Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
  • Marcelo Lourenço Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v6i4.272

Keywords:

Envolvimento, Escalas concorrentes, Psicologia do consumidor, Esportes.

Abstract

Este estudo teve como objetivo comparar duas escalas para mensuração do Envolvimento: New Involvement Profile (NIP) e Personal Involvement Inventory (PII), avaliando suas propriedades psicométricas quando aplicadas ao contexto do esporte. Por meio da comparação do poder de explicação destas escalas com a intenção de recomendar e intenção de recompra, adotou-se como público-alvo da pesquisa consumidores-praticantes de corrida de rua na cidade de São Paulo. A metodologia aplicada concernente a um estudo transversal, junto a uma amostra com trezentos e vinte respondentes, permitiu a apropriação de dados suficientes para concluir que a escala New Involvement Profile apresentou melhores escores em função das duas variáveis preditoras, o que a credencia para demonstrar o potencial do uso de envolvimento para prever comportamentos, segmentar indivíduos e compreender grupos especiais de indivíduos, tais como praticantes de atividades esportivas de forma individual ou mesmo em grupo. O resultado final obtido gerou um modelo validado de acordo com os indicadores exigidos pela literatura.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiz Silva dos Santos, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, São Paulo, (Brasil).

Otávio Bandeira de Lamônica Freire, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, (Brasil). Professor da Linha de Marketing do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA/UNINOVE, São Paulo. Editor-Chefe da Revista Brasileira de Marketing - REMark.

Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, São Paulo, (Brasil). Professor adjunto da Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Editor adjunto da área de Marketing da Revista de Administração – RAUSP

Marcelo Lourenço, Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Mestrando em Gestão do Esporte pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, São Paulo, (Brasil).

Published

2017-12-22

How to Cite

Santos, L. S. dos, Freire, O. B. de L., Oliveira e Silva, F. Q. P. de, & Lourenço, M. (2017). Escalas Concorrentes para Mensuração do Envolvimento: Um Estudo com Corredores de Rua. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 6(4), 466–487. https://doi.org/10.5585/podium.v6i4.272

Most read articles by the same author(s)