Editorial v. 1, n. 1

Autores

  • João Manuel Casquinha Malaia Santos Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v1i1.22

Resumo

É com grande prazer que lançamos o primeiro número da PODIUM: Sport, Leisure and Tourism Review. A revista é um projeto interinstitucional, com a colaboração de inúmeros pesquisadores da área do esporte de diversas universidades do Brasil e do mundo.Trata-se de um projeto institucional da Universidade Nove de Julho – São Paulo, que fornece todo o apoio institucional e material que necessitamos para a elaboração da PODIUM.

Torna-se desnecessário frisar o quanto os esportes se tornaram um fenômeno social de relevância no mundo contemporâneo. O desafio passa para um patamar muito mais elevado, quando sabemos que o Brasil será a sede das duas maiores competições esportivas do mundo nos próximos anos e em um intervalo de apenas dois anos.

Com esse desafio em mente, a Universidade Nove de Julho organizou um projeto ousado: montar o primeiro mestrado profissional stricto sensu em Gestão do Esporte do Brasil. Para tal, contratou uma equipe de professores para trabalhar exclusivamente no projeto, aprovado em outubro deste ano.

A ideia é oferecer meios à sociedade brasileira para formar futuros gestores do esporte que estejam preparados para não só aproveitar da melhor maneira os grandes eventos esportivos, mas também os legados desses eventos e todo um mercado ligado às atividades esportivas que cresce de maneira veloz.

Outra atividade desenvolvida pelo grupo foi o I Encontro Internacional de Gestão do Esporte e do Entretenimento, com apoio da Capes e com palestras de professores da Universidade de Massachussets (EUA), Universidade de Sheffield (Inglaterra), Universidade de São Paulo, Universidade Nove de Julho e vários profissionais ligados aos esportes. Dentre os trabalhos apresentados, várias instituições do país se fizeram representar, como UFRJ, Unesp, UFPel, Puc-MG, entre outras. A qualidade dos trabalhos foi bastante elevada e muitos dos participantes foram convidados a enviar seus trabalhos para publicação na PODIUM...

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.06.2012

Como Citar

Santos, J. M. C. M. (2012). Editorial v. 1, n. 1. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 1(1), 01–03. https://doi.org/10.5585/podium.v1i1.22

Edição

Seção

Editorial