Gestão em Alimentos e Bebidas: Indicadores para um Novo Campo de Estudos no Brasil

Autores

  • Carlos Eduardo de Mattos Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo
  • Mara Lucia de Moura Pontes Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, São Paulo.
  • Marcio Luiz Marietto Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v5i2.173

Palavras-chave:

Gestão em Alimentos e Bebidas, Pesquisa Bibliográfica, Indicadores.

Resumo

A partir de dezembro de 2015 a CAPES reconheceu formalmente a proposta de abertura de um novo curso em Mestrado Profissional em Administração com foco na Gestão em Alimentos e Bebidas. Ainda que no exterior este campo de pesquisa (Food and Beverage Management) já esteja consolidado, no Brasil ele é formalmente inédito. Este estudo tem o propósito de identificar, por meio de pesquisa bibliográfica nas bases de dados EBSCO e Food and Beverage Management Commons, as áreas de estudo de alimentos e bebidas no campo da administração de empresas. A pesquisa também possui o objetivo de quantificar, de forma longitudinal, o número de estudos por área. Os resultados identificaram 18 áreas da administração de empresas em que existem pesquisas sobre alimentos e bebidas. Os resultados, também, quantificaram o número de publicações e demonstraram, ao longo do tempo, a partir da década de 1960, o progresso e os turns (períodos de grandes evoluções na produção) dos estudos em alimentos e bebidas em cada década. Este artigo contribuiu, de forma seminal, para mapear a área e fornecer indicadores de sua produção científica. O estudo contribuiu, também, para direcionar investigações futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Mattos, Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo

Mestrando em Administração de Empresas com foco em Gestão em Alimentos e Bebidas; Professor Universitário em Curso de Administração de Empresas e de Pós Graduação em Curso de Gestão de Negócios Internacionais;

Mara Lucia de Moura Pontes, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, São Paulo.

Bacharelado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero - São Pulo. Atua na Área de Docência em Confeitaria Brasileira e Gastronomia Molecular.

Marcio Luiz Marietto, Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo.

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

01.08.2016

Como Citar

de Mattos, C. E., Pontes, M. L. de M., & Marietto, M. L. (2016). Gestão em Alimentos e Bebidas: Indicadores para um Novo Campo de Estudos no Brasil. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 5(2), 99–119. https://doi.org/10.5585/podium.v5i2.173

Edição

Seção

Artigos