Proposta de Índice Padrão e Análise de Performance Financeira dos Clubes Brasileiros de Futebol da Série A no Ano 2014

Autores

  • Rafael da Costa Jahara Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET.
  • José André Villas Boas Mello Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET.
  • Herlander Costa Alegre da Gama Afonso Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET.

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v5i3.144

Palavras-chave:

Clubes de futebol, Indicadores Econômico-Financeiros, Solvência.

Resumo

Este trabalho se propõe a desenvolver um índice padrão para análise da performance financeira dos clubes de futebol do Brasil que participaram da série A no ano de 2014. Para elaboração do índice padrão são utilizados os indicadores econômico-financeiros de liquidez, lucratividade e endividamento, além da análise de solvência dos clubes, através do uso do Modelo de Kanitz. Com base nos estudos sobre índices padrão para comparar o desempenho de empresas, foram selecionados para a análise balanços patrimoniais e Demonstrativos de Resultado de vinte clubes. O presente estudo classifica-se como uma pesquisa exploratório descritiva, multicasos e de abordagem quantitativa, devido a análise documental, dado que as informações foram extraídas dos relatórios financeiros, divulgados nos sites dos respectivos clubes de futebol. Como resultados, é possível perceber que os clubes, em geral, apresentam desempenho ruim quando analisados individualmente tanto na análise dos indicadores de liquidez, endividamento, lucratividade e solvência. Entretanto, tal resultado não pode explicar o desempenho competitivo das equipes no citado campeonato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael da Costa Jahara, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET.

Graduando em Engenharia de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca -  CEFET, Rio de Janeiro.

José André Villas Boas Mello, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET.

Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professor do Ensino Básico pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET, Rio de Janeiro.

Herlander Costa Alegre da Gama Afonso, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET.

Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Servidor Público pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

01.12.2016

Como Citar

Jahara, R. da C., Mello, J. A. V. B., & Afonso, H. C. A. da G. (2016). Proposta de Índice Padrão e Análise de Performance Financeira dos Clubes Brasileiros de Futebol da Série A no Ano 2014. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 5(3), 20–40. https://doi.org/10.5585/podium.v5i3.144

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)