Atributos dos destinos que promovem experiências turísticas memoráveis: adaptação e validação de escala

adaptação e validação de escala

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.26004

Palavras-chave:

experiências turísticas memoráveis, destinos turísticos, marketing turístico, competitividade turística

Resumo

Objetivo do estudo: Adaptar e validar, no contexto brasileiro, a escala de Atributos de Destinos que promovem Experiências Turísticas Memoráveis (ADETM) de Kim (2014). Metodologia/abordagem: O processo de adaptação da escala seguiu o protocolo de seis etapas proposto por Borsa et al. (2012). A validação do instrumento adaptado contou com dados de um levantamento realizado junto a 401 consumidores de viagens turísticas. As propriedades da escala foram analisadas por meio de análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais.
Originalidade/Relevância: A promoção de Experiências Turísticas Memoráveis (ETM) tem relevante impacto positivo na competitividade dos destinos. A escala de ADETM de Kim (2014) se tornou uma importante referência no assunto, mas ainda não havia sido adaptada e validada para o contexto brasileiro.
Principais resultados: Diferentemente da escala original, a escala adaptada é reflexiva-formativa. A escala é composta por 25 itens agrupados em oito dimensões: atividades e eventos especiais, hospitalidade, envolvimento com o destino, infraestrutura, qualidade do serviço, cultura local, geografia física e superestrutura. A dimensão geografia física tem o maior peso na promoção de ETM, sendo seguida pelas dimensões atividades e eventos especiais, hospitalidade, infraestrutura, qualidade do serviço e superestrutura. As dimensões apego ao local e cultura local não apresentaram efeitos significantes na promoção de ETM.
Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo evidencia que escala original de Kim (2014) não tem validade no contexto brasileiro. Uma nova estrutura para a escala de ADETM é sugerida. Por fim, o trabalho traz uma série de críticas teóricas e conceituais, sustentadas pelas evidências empíricas, além de implicações práticas e gerenciais que contribuem para o avanço do conhecimento na área.

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Biografia do Autor

Érika Sayuri Koga, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi-Morumbi (2011), Pós graduada MBA de Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (2007), Bacharel em Turismo pela Universidade de São Paulo (2002), Tecnóloga em Hotelaria pelo Centro Universitário Senac (1999) e licenciatura em Formação Pedagógica de Docente para Educação Profissional de Nível Médio. Atua profissionalmente há mais de 20 anos nas áreas de planejamento e organização do turismo, gestão de meios de hospedagem, meio ambiente, pesquisas e educação superior. Atualmente é Professora Efetiva do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), onde também coordena projetos de extensão, ensino e pesquisa. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo (Geptur), vinculado ao IFSP e do Núcleo de Pesquisa em Economia e Administração do Turismo (NEAT-USP).

Ananda Aparecida Rossi Bastos, Universidade de São Paulo

Doutoranda na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Pesquisa na área de turismo nos temas associados a economia, administração e políticas públicas. 

 

 

Mariana de Freitas Coelho, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta de Marketing da Universidade Federal do Paraná (UFPR) do Departamento de Administração Geral e Aplicada. Atua como coordenadora do MBA em Marketing. Coordena o núcleo de pesquisa Mercademia, que visa unir academia e mercado. Professora colaboradora da Pós Graduação em Administração UFPR (PPGADM-UFPR). Pós Doutora em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Doutora e Mestre em Administração Estratégica, Marketing e Inovação pelo CEPEAD, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Turismo pela UFMG (2007).

Glauber Eduardo de Oliveira Santos, Universidade de São Paulo

Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e professor visitante do Griffith Institute for Tourism (GIFT) da Griffith University. Coordenador e docente do Programa de Pós-Graduação em Turismo da EACH-USP. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Editor Chefe da Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTUR) e editor regional para América Latina do International Journal of Contemporary Hospitality Management (IJCHM). Livre-Docente em Economia do Lazer e Turismo pela USP, doutor em Economia do Turismo e do Meio Ambiente pela Universidade das Ilhas Baleares (Espanha), doutor em Administração de Organizações pela USP. Pesquisa na área de turismo, e dentro dessa área, especificamente nos temas associados a economia, comportamento do consumidor, métodos quantitativos e literatura científica.

 

 

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Publicado

01.04.2025

Como Citar

Koga, Érika S., Bastos, A. A. R., Coelho, M. de F., & Santos, G. E. de O. (2025). Atributos dos destinos que promovem experiências turísticas memoráveis: adaptação e validação de escala: adaptação e validação de escala. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 14(1), 24–59. https://doi.org/10.5585/2025.26004

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