Atributos dos destinos que promovem experiências turísticas memoráveis: adaptação e validação de escala
adaptação e validação de escala
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.26004Palavras-chave:
experiências turísticas memoráveis, destinos turísticos, marketing turístico, competitividade turísticaResumo
Objetivo do estudo: Adaptar e validar, no contexto brasileiro, a escala de Atributos de Destinos que promovem Experiências Turísticas Memoráveis (ADETM) de Kim (2014). Metodologia/abordagem: O processo de adaptação da escala seguiu o protocolo de seis etapas proposto por Borsa et al. (2012). A validação do instrumento adaptado contou com dados de um levantamento realizado junto a 401 consumidores de viagens turísticas. As propriedades da escala foram analisadas por meio de análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais.
Originalidade/Relevância: A promoção de Experiências Turísticas Memoráveis (ETM) tem relevante impacto positivo na competitividade dos destinos. A escala de ADETM de Kim (2014) se tornou uma importante referência no assunto, mas ainda não havia sido adaptada e validada para o contexto brasileiro.
Principais resultados: Diferentemente da escala original, a escala adaptada é reflexiva-formativa. A escala é composta por 25 itens agrupados em oito dimensões: atividades e eventos especiais, hospitalidade, envolvimento com o destino, infraestrutura, qualidade do serviço, cultura local, geografia física e superestrutura. A dimensão geografia física tem o maior peso na promoção de ETM, sendo seguida pelas dimensões atividades e eventos especiais, hospitalidade, infraestrutura, qualidade do serviço e superestrutura. As dimensões apego ao local e cultura local não apresentaram efeitos significantes na promoção de ETM.
Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo evidencia que escala original de Kim (2014) não tem validade no contexto brasileiro. Uma nova estrutura para a escala de ADETM é sugerida. Por fim, o trabalho traz uma série de críticas teóricas e conceituais, sustentadas pelas evidências empíricas, além de implicações práticas e gerenciais que contribuem para o avanço do conhecimento na área.
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