Viajantes confiam no conselho obtido nas comunidades de viagem online? um estudo baseado no Technology Acceptance Model (TAM)

Ayslane Costa da Silva, Danilo Serafim da Silva, Luiz Mendes Filho, Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre

Resumo


Objetivo do estudo: Analisar os fatores que influenciam o conselho obtido em Comunidades de Viagem Online (CVO) na escolha do destino turístico.
Metodologia/abordagem: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva com abordagem quantitativa. Utilizou-se de técnicas de análise estatística e métodos multivariados básicos e avançados como análise fatorial exploratória, confirmatória e modelagem de Equações Estruturais, a partir do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).
Originalidade/Relevância: Este estudo substancia os efeitos das dimensões do Technology Acceptance Model (TAM) e da confiança na intenção de seguir o conselho em CVO na escolha de um destino turístico. O Modelo Conceptual derivado desta pesquisa ajuda os profissionais a estimular o envolvimento do cliente a partir da perspectiva das interações de socialização baseadas na confiança e na atitude em relação à CVO.
Contribuições teóricas/metodológicas: Ao escolherem a CVO como fonte de informação, viajantes sentem-se confiantes em receber conselhos. As dimensões de confiança (honestidade, benevolência, competência) expressam-se em aspectos de relacionamento mutuo entre os usuários, ao assumirem papel de parceiros na CVO. Ao integrar o TAM, nesse contexto, a confiança reforça a relevância e contribuição teórica de ser antecedente significativo da intenção no comportamento de viagem, sustentada pelo papel social e informal de comunicação em CVO.
Principais resultados: A confiança na CVO mostra-se como principal antecedente a fim de formar a atitude em relação ao conselho obtido na CVO, na utilidade percebida do conselho e na intenção de seguir esse conselho na CVO. Por outro lado, a utilidade não demonstrou ser um fator determinante na atitude tampouco na intenção de seguir o conselho obtido na CVO.

 


Palavras-chave


Comunidade de viagem online; Confiança. Destino turístico; Technology Acceptance Model

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DOI: https://doi.org/10.5585/podium.v10i3.18546

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