Viajantes confiam no conselho obtido nas comunidades de viagem online? um estudo baseado no Technology Acceptance Model (TAM)
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v10i3.18546Palavras-chave:
Comunidade de viagem online, Confiança. Destino turístico, Technology Acceptance ModelResumo
Objetivo do estudo: Analisar os fatores que influenciam o conselho obtido em Comunidades de Viagem Online (CVO) na escolha do destino turístico.
Metodologia/abordagem: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva com abordagem quantitativa. Utilizou-se de técnicas de análise estatística e métodos multivariados básicos e avançados como análise fatorial exploratória, confirmatória e modelagem de Equações Estruturais, a partir do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).
Originalidade/Relevância: Este estudo substancia os efeitos das dimensões do Technology Acceptance Model (TAM) e da confiança na intenção de seguir o conselho em CVO na escolha de um destino turístico. O Modelo Conceptual derivado desta pesquisa ajuda os profissionais a estimular o envolvimento do cliente a partir da perspectiva das interações de socialização baseadas na confiança e na atitude em relação à CVO.
Contribuições teóricas/metodológicas: Ao escolherem a CVO como fonte de informação, viajantes sentem-se confiantes em receber conselhos. As dimensões de confiança (honestidade, benevolência, competência) expressam-se em aspectos de relacionamento mutuo entre os usuários, ao assumirem papel de parceiros na CVO. Ao integrar o TAM, nesse contexto, a confiança reforça a relevância e contribuição teórica de ser antecedente significativo da intenção no comportamento de viagem, sustentada pelo papel social e informal de comunicação em CVO.
Principais resultados: A confiança na CVO mostra-se como principal antecedente a fim de formar a atitude em relação ao conselho obtido na CVO, na utilidade percebida do conselho e na intenção de seguir esse conselho na CVO. Por outro lado, a utilidade não demonstrou ser um fator determinante na atitude tampouco na intenção de seguir o conselho obtido na CVO.
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