Análise multidimensional das experiências dos hóspedes dos resorts Catarinenses por revisores online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v10i3.18686

Palavras-chave:

Resort, Experiências, Avaliações, TripAdvisor, Satisfação com a hospitalidade

Resumo

Objetivo: Este artigo tem como objetivo examinar as experiências e percepções dos hóspedes dos resorts catarinenses associados à Associação Brasileira de Resort (ABR).
Metodologia/abordagem: Esta pesquisa tem caráter quantitativo. Nos analisamos 540 comentários do TripAdvisor. Utilizamos a Análise de Regressão Linear usando o software IBM SPSS v.22 para identificar quais dimensões influenciam diretamente na classificação geral.
Originalidade/Relevância: Nove dimensões foram utilizadas para estruturar um quadro de análise: quarto, localização do hotel, atendimento, preço, segurança, serviço de alimentação e bebidas (comidas e bebidas), recreação, estrutura e outros aspectos.
Principais resultados: A análise mostra que a satisfação do cliente tem influência em oito das nove dimensões, sendo FeB serviço, estrutura e serviço as mais encontradas nos comentários e apenas a dimensão dos outros assuntos não foi fortemente correlacionada
Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo contribui para o avanço da literatura e insights para melhorar a gestão do resort. Auxilia para entender os processos de tomada de decisão dos clientes, bem como criar escalas quantitativas para medir seus resultados de negócios. Além disso, o estudo destaca que os clientes de resorts catarinenses dão importância ao custo-benefício. O valor pago reflete o grau de exigência dos atributos do estudo, se essa relação entre preço e qualidade do serviço oferecido for percebida de forma satisfatória, a relação do consumidor com o resort tende a se tornar positiva com comentários e indicação de hospedagem pós-compra.

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Biografia do Autor

Tércio Pereira, Universidade do Vale do Itajaí

Bacharel em Administração; MBA em Gestão de vendas e varejo; Especialização em Marketing; Mestrado em Turismo e Hotelaria e Doutorando em Turismo e Hotelaria (UNIVALI).

Letícia Schmitt Muller, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Turismo e Hotelaria (UNIVALI)

Marcos Arnhold, Universidade do Vale do Itajaí

Professor e pesquisador do programa de mestrado e doutorado de Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí

Pablo Flôres Limberger, Universidade do Vale do Itajaí

Professor e pesquisador do programa de mestrado e doutorado de Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí

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Publicado

18.08.2021

Como Citar

Pereira, T., Muller, L. S., Arnhold, M., & Limberger, P. F. (2021). Análise multidimensional das experiências dos hóspedes dos resorts Catarinenses por revisores online. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 10(3), 170–189. https://doi.org/10.5585/podium.v10i3.18686

Edição

Seção

Artigos