Uma análise sobre antecedentes das intenções comportamentais de torcedores de futebol em Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v11i3.20225Palavras-chave:
Marketing, Comportamento de consumo, Ingressos, Sócio torcedor.Resumo
Objetivo do estudo: analisar a influência do ser sócio, das variáveis sociodemográficas e a percepção do preço dos ingressos nas intenções comportamentais de torcedores dos clubes de Futebol de Pernambuco.
Metodologia/Abordagem: estudo de abordagem quantitativa, do tipo observacional. A amostra foi composta por 196 torcedores dos clubes de Pernambuco. O instrumento utilizado é composto pelas dimensões: ser sócio, perfil sociodemográfico, percepção do preço dos ingressos e intenções comportamentais. As variáveis foram mensuradas a partir de medidas categóricas, ordinais e escalares. Os itens que correspondem às intenções comportamentais foram medidos através da escala multi-itens do tipo Likert com sete alternativas. Os dados foram tabulados e analisados no software SPSS 24.0, utilizou-se análises descritivas e uma regressão linear múltipla para avaliar a significância estatística dos antecedentes.
Originalidade/Relevância: A análise das intenções comportamentais de seus torcedores é primordial para os clubes. É perceptível um declínio na presença de torcedores no estádio e envolvimento com o clube, logo, torna-se válido um levantamento sobre a influência do ser sócio, perfil sociodemográfico dos espectadores e preço dos ingressos nas intenções comportamentais, somada a escassez de investigações acerca da temática no Brasil.
Principais resultados: O modelo global foi válido, influenciando as intenções comportamentais em 20,8%. Acerca das dimensões, o perfil sociodemográfico não exerceu nenhuma influência estatisticamente significativa, entretanto o ser sócio e a percepção do preço dos ingressos apresentaram significância estatística (p < 0,05).
Contribuições teóricas/metodológicas: Comprovou-se que o ser sócio e a percepção do preço dos ingressos constituem-se em dimensões que afetam diretamente as intenções comportamentais.
Downloads
Referências
Andrew, D. P. S., Pederson, P. M., & McEvoy, C. D. (2011). Research methods and design in sport management (1ª ed.). Champaign: Human Kinects, Inc.
Barros Filho, M. A., Pedroso, C. A. M. Q., Miranda, Y. H. B., Sarmento, J. P., Rodrigues Silva, V. H., Corte-Real, N., . . . Dias, C. (2018). Qualidade de serviços e satisfação de espectadores de eventos esportivos: Uma revisão sistemática. Movimento (ESEFID/UFRGS), 24(4). https://doi.org/10.22456/1982-8918.83195
Barros Filho, M. A., Pedroso, C. A. M. Q., Miranda, Y. H. B., Sarmento, J. P., Rodrigues Silva, V. H., & Dias, C. (2021). The influence of service quality on satisfaction and behavioral intentions of football spectators: A study in Pernambuco football. Journal of Physical Education, 1(32). https://doi.org /10.4025/jphyseduc.v32i1.3203
Bauer, H. H., Sauer, N. E., & Exler, S. (2005). The loyalty of German soccer fans: Does a team's brand image matter? International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, 7(1), 8-16. https://doi.org/10.1108/IJSMS-07-01-2005-B004
BDO Brasil. (2018). 11º valor das marcas dos clubes brasileiros: Finanças dos clubes. Business: 11º Valor das marcas dos clubes brasileiros. Retrieved from https://www.bdo.com.br/pt-br/publicacoes/noticias-em-destaque/11%C2%BA-valor-das-marcas-dos-clubes-brasileiros
Biscaia, R. (2016). Revisiting the role of football spectators’ behavioral intentions and its antecedents. The Open Sports Sciences Journal, 9(1), 3-12. https://doi.org/10.2174/1875399x01609010003
Biscaia, R., Correia, A., Yoshida, M., Rosado, A., & Marôco, J. (2013). The role of service quality and ticket pricing on satisfaction and behavioural intention within professional football. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, 14(4), 42-66. https://doi.org/10.1108/ijsms-14-04-2013-b004
Biscaia, R., Ross, S., Yoshida, M., Correia, A., Rosado, A., & Marôco, J. (2016). Investigating the role of fan club membership on perceptions of team brand equity in football. Sport Management Review, 19(2), 157-170. https://doi.org/10.1016/j.smr.2015.02.001
Borland, J., & Macdonald, R. (2003). Demand for sport. Oxford Review of Economic Policy, 19(4). https://doi.org/10.1093/oxrep/19.4.478
Boyle, B. A., & Magnusson, P. (2007). Social identity and brand equity formation: A comparative study of collegiate sports fans. Journal of Sport Management, 21(4), 497-520. https://doi.org/10.1123/jsm.21.4.497
Butier, L. R., & Levrini, G. (2013). Fatores que influenciam a compra de produtos têxteis oficiais por torcedores de futebol de baixa renda. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 02(02), 143-172. https://doi.org/10.5585/podium.v2i2.44
Confederação Brasileira de Futebol. (2018). Impacto do futebol brasileiro. Confederação Brasileira de Futebol. Retrieved from https://conteudo.cbf.com.br/cdn/201912/20191213172843_346.pdf
Cronin Jr., J., Brady, M., & Hult, G. T. (2000). Assessing the effects of quality, value, and customer satisfaction on consumer behavioral intentions in service environments. Journal of Retailing, 76(2), 193-218. https://doi.org/10.1016/S0022-4359(00)00028-2
Curado, M. A. S., Teles, J., & Marôco, J. (2014). Analysis of variables that are not directly observable: influence on decision-making during the research process. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 48, 146-152.
Dale, B., van Iwaarden, J., van der Wiele, T., & Williams, R. (2005). Service improvement in a sports environment: A study of spectator attendance. Managing Service Quality: An International Journal, 15(5), 470-484. https://doi.org/10.1108/09604520510617310
Dietz-Uhler, B., Harrick, E. A., End, C., & Jacquemotte, L. (2000). Sex differences in sport fan behavior and reasons for being a sport fan. Journal of Sport Behavior, 23(3), 219.
Drayer, J., Shapiro, S. L., & Lee, S. (2012). Dynamic ticket pricing in sport: An agenda for research and practice. Sport Marketing Quarterly, 21(3).
Exame. (2019). Faturamento dos clubes com sócios-torcedores cresce 42% nos últimos 5 anos. Negocios. Retrieved from https://exame.abril.com.br/negocios/faturamento-dos-clubes-com-socios-torcedores-cresce-42-nos-ultimos-5-anos/
Fisher, R. J., & Wakefield, K. (1998). Factors leading to group identification: A field study of winners and losers. Psychology & Marketing, 15(1), 23-40.
Foroughi, B., Mohammad Shah, K. A., Ramayah, T., & Iranmanesh, M. (2019). The effects of peripheral service quality on spectators’ emotions and behavioural intentions. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, 20(3), 495-515. https://doi.org/10.1108/ijsms-08-2018-0082
Funk, D. (2008). Consumer behaviour in sport and events: Marketing action: Butterworth-Heinemann. https://doi.org/10.1080/16184740903554181
Funk, D. (2017). Introducing a Sport Experience Design (SX) framework for sport consumer behaviour research. Sport Management Review, 20(2), 145-158. https://doi.org/10.1016/j.smr.2016.11.006
Funk, D., & James, J. (2001). The Psychological Continuum Model: A conceptual framework for understanding an individual's psychological connection to sport. Sport Management Review, 4(2), 119-150. https://doi.org/10.1016/S1441-3523(01)70072-1
Garbarino, E., & Johnson, M. S. (1999). The different roles of satisfaction, trust, and commitment in customer relationships. Journal of Marketing, 63(2), 70-87. https://doi.org/10.2307/1251946
Greenwell, T. C., Fink, J. S., & Pastore, D. L. (2002). Perceptions of the service experience: using demographic and psychographic variables to identify customer segments. Sport Marketing Quarterly, 11(4).
Guterman, M. (2009). O futebol explica o Brasil: Uma história da maior expressão popular do país. São Paulo: Contexto.
Hall, J., & O'Mahony, B. (2006). An empirical analysis of gender differences in sports attendance motives. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, 7(4), 40-51. https://doi.org/10.1108/IJSMS-07-04-2006-B008
Howard, D. R., & Crompton, J. L. (2004). Tactics used by sports organizations in the United States to increase ticket sales. Managing Leisure, 9(2), 87-95. https://doi.org/10.1080/13606710410001709617
Hunt, K. A., Bristol, T., & Bashaw, R. E. (1999). A conceptual approach to classifying sports fans. Journal of Services Marketing, 13(6), 439-452. https://doi.org/10.1108/08876049910298720
Késenne, S., & Pauwels, W. (2006). Club objectives and ticket pricing in professional team sports. Eastern Economic Journal, 32(3). https://www.jstor.org/stable/40326295
Lee, Y. H., & Kang, J.-H. (2011). Designing ticket price strategies for professional sports teams using conjoint analysis. International Journal of Sport Marketing and Sponsorship, 12(2). https://doi.org/10.1108/IJSMS-12-02-2011-B004
Lera-López, F., Ollo-López, A., & Rapún-Gárate, M. (2012). Sports spectatorship in Spain: Attendance and consumption. European Sport Management Quarterly, 12(3), 265-289. https://doi.org/10.1080/16184742.2012.680897
Lima, G. E. (2014). Estudo sobre a satisfação e associação dos frequentadores da Arena do Grêmio. Porto Alegre Retrieved from https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/117304/000966304.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Madalozzo, R., & Villar, R. B. (2009). Brazilian football: what brings fans to the game? Journal of Sports Economics, 10(6). https://doi.org/10.1177/1527002509335572
Madrigal, R. (2001). Social identity effects in a belief–attitude–intentions hierarchy: Implications for corporate sponsorship. Psychology & Marketing, 18(2). https://doi.org/10.1002/1520-6793(200102)18:2
Marôco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics.: 7ª edição. ReportNumber, Lda.
Martins, F. F. (2016). Marketing de relacionamento no futebol: O programa sócio-torcedor do Sport Club Corinthians Paulista. São Paulo Retrieved from https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/19050/2/Fabiano%20Fernandes%20Martins.pdf
Nufer, G., & Fischer, J. (2013). Ticket pricing in European football - Analysis and implications. International Journal of Human Movement and Sports Sciences, 1(2), 49-60. https://doi.org/10.13189/saj.2013.010205
O'Reilly, N., Foster, G., Murray, R., & Shimizu, C. (2015). Merchandise sales rank in professional sport: Purchase drivers and implications for National Hockey League clubs. Sport, Business and Management: An International Journal, 5(4), 307-324. https://doi.org/10.1108/sbm-10-2012-0044
Park, K. W., Lee, M. S., & Miller, P. (2013). Ticket pricing per team: The case of Major League Baseball (MLB). Journal of Economics and Economic Education Research, 14(3), 89-106.
Peterson, R. A. (1994). A meta-analysis of Cronbach's coefficient alpha. Journal of Consumer Research, 21(2). https://doi.org/10.1086/209405
Rascher, D. A., McEvoy, C. D., Nagel, M. S., & Brown, M. T. (2007). Variable Ticket Pricing in Major League Baseball. Journal of Sport Management, 21(3), 407-437. https://doi.org/10.1123/jsm.21.3.407
Robinson, M. J., & Trail, G. (2005). Relationships among spectator gender, motives, points of attachment, and sport preference. Journal of Sport Management, 19(1), 58-80. https://doi.org/10.1123/jsm.19.1.58
Rodrigues Silva, V. H., Pedroso, C. A. M. Q., Miranda, Y., Barros Filho, M. A., & Sarmento, J. P. (2018). A satisfação e as intenções comportamentais dos sócios-torcedores de um clube pernambucano em relação aos serviços prestados no campeonato brasileiro de futebol – série A. Motrivivência, 30(54), 263-277. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p263
Şahin, M., & Erol, R. (2017). A Dynamic ticket pricing approach for soccer games. Axioms, 6(4). https://doi.org/10.3390/axioms6040031
Santos, W. G., Barros Filho, M. A., Miranda, Y., Rodrigues Silva, V. H., & Pedroso, C. A. M. Q. (2020). Determinantes sociodemográficos de consumo: Uma análise dos espectadores do futebol de Pernambuco. Motrivivência, 32(63), 01-14. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e71739
Sarmento, J. P., Pinto, A., Costa, C. P., & Silva, C. A. F. (2011). O evento desportivo como factor de desenvolvimento. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva, 1(1), 1-14.
Shakina, E., Gasparetto, T., & Barajas, A. (2020). Football fans' emotions: Uncertainty against brand perception. Frontiers in Psychology, 11, 659. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.00659
Silva, C. V. D. G. F., & Campos Filho, L. A. N. (2006). Gestão de clubes de futebol brasileiros: Fontes alternativas de receita. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, 1(3). https://doi.org/10.7177/sg.2006.SGV1N3A2
Skinner, J., Edwards, A., & Corbett, B. (2014). Research methods for sport management (1ª ed.). New York: Routledge.
Smith, A. C. T. (2008). Introduction to sport marketing. Oxford: Butterworth-Heinemann.
Theodorakis, N. D., Koustelios, A., Robinson, L., & Barlas, A. (2009). Moderating role of team identification on the relationship between service quality and repurchase intentions among spectators of professional sports. Managing Service Quality: An International Journal, 19(4), 456-473. https://doi.org/10.1108/09604520910971557
Villar, J. G., & Guerrero, P. R. (2009). Sports attendance: A survey of the literature 1973-2007. Rivista di Diritto ed Economia dello Sport, 5(2), 111-151.
Wolfson, S., Wakelin, D., & Lewis, M. (2005). Football supporters' perceptions of their role in the home advantage. Journal of Sports Sciences, 23(4), 365-374. https://doi.org/10.1080/02640410400021567
Yoshida, M., & James, J. D. (2010). Customer satisfaction with game and service experiences: Antecedents and consequences. Journal of Sport Management, 24(3), 338-361. https://doi.org/10.1123/jsm.24.3.338
Zeithaml, V. A., Berry, L. L., & Parasuraman, A. (1996). The behavioral consequences of service quality. Journal of Marketing, 60(2), 31-46. https://doi.org/10.2307/1251929
Watanabe, N., & Soebbing, B. (2017). Chinese Super League: attendance, pricing, and team performance. Sport, Business Management: An International Journal.
Zhang, J., Pennington-Gray, L., Connaughton, D. P., Braunstein, J. R., Ellis, M. H., Lam, E. T. C., & Williamson, D. (2003). Understanding women's professional basketball game spectators: Sociodemographics, game consumption, and entertainment options. Sport Marketing Quarterly, 12(4), 228-243. https://doi.org/10.1108/SBM-10-2016-0055
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jorge Eduardo Maciel Gonçalves da Silva, Yves Miranda, Marcos Antonio Barros Filho, Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 510
- PDF 393