Uma análise sobre antecedentes das intenções comportamentais de torcedores de futebol em Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v11i3.20225

Palavras-chave:

Marketing, Comportamento de consumo, Ingressos, Sócio torcedor.

Resumo

Objetivo do estudo: analisar a influência do ser sócio, das variáveis sociodemográficas e a percepção do preço dos ingressos nas intenções comportamentais de torcedores dos clubes de Futebol de Pernambuco.
Metodologia/Abordagem: estudo de abordagem quantitativa, do tipo observacional. A amostra foi composta por 196 torcedores dos clubes de Pernambuco. O instrumento utilizado é composto pelas dimensões: ser sócio, perfil sociodemográfico, percepção do preço dos ingressos e intenções comportamentais. As variáveis foram mensuradas a partir de medidas categóricas, ordinais e escalares. Os itens que correspondem às intenções comportamentais foram medidos através da escala multi-itens do tipo Likert com sete alternativas. Os dados foram tabulados e analisados no software SPSS 24.0, utilizou-se análises descritivas e uma regressão linear múltipla para avaliar a significância estatística dos antecedentes.
Originalidade/Relevância: A análise das intenções comportamentais de seus torcedores é primordial para os clubes. É perceptível um declínio na presença de torcedores no estádio e envolvimento com o clube, logo, torna-se válido um levantamento sobre a influência do ser sócio, perfil sociodemográfico dos espectadores e preço dos ingressos nas intenções comportamentais, somada a escassez de investigações acerca da temática no Brasil.
Principais resultados: O modelo global foi válido, influenciando as intenções comportamentais em 20,8%. Acerca das dimensões, o perfil sociodemográfico não exerceu nenhuma influência estatisticamente significativa, entretanto o ser sócio e a percepção do preço dos ingressos apresentaram significância estatística (p < 0,05).
Contribuições teóricas/metodológicas: Comprovou-se que o ser sócio e a percepção do preço dos ingressos constituem-se em dimensões que afetam diretamente as intenções comportamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Eduardo Maciel Gonçalves da Silva, Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE.

Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE

Yves Miranda, Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE.

Mestre em Gestão Desportiva e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE

Marcos Antonio Barros Filho, Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE.

Mestre em Gestão Desportiva e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE

Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso, Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE.

Doutor em Educação Física e Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco - UPE e Líder do Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip

Referências

Andrew, D. P. S., Pederson, P. M., & McEvoy, C. D. (2011). Research methods and design in sport management (1ª ed.). Champaign: Human Kinects, Inc.

Barros Filho, M. A., Pedroso, C. A. M. Q., Miranda, Y. H. B., Sarmento, J. P., Rodrigues Silva, V. H., Corte-Real, N., . . . Dias, C. (2018). Qualidade de serviços e satisfação de espectadores de eventos esportivos: Uma revisão sistemática. Movimento (ESEFID/UFRGS), 24(4). https://doi.org/10.22456/1982-8918.83195

Barros Filho, M. A., Pedroso, C. A. M. Q., Miranda, Y. H. B., Sarmento, J. P., Rodrigues Silva, V. H., & Dias, C. (2021). The influence of service quality on satisfaction and behavioral intentions of football spectators: A study in Pernambuco football. Journal of Physical Education, 1(32). https://doi.org /10.4025/jphyseduc.v32i1.3203

Bauer, H. H., Sauer, N. E., & Exler, S. (2005). The loyalty of German soccer fans: Does a team's brand image matter? International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, 7(1), 8-16. https://doi.org/10.1108/IJSMS-07-01-2005-B004

BDO Brasil. (2018). 11º valor das marcas dos clubes brasileiros: Finanças dos clubes. Business: 11º Valor das marcas dos clubes brasileiros. Retrieved from https://www.bdo.com.br/pt-br/publicacoes/noticias-em-destaque/11%C2%BA-valor-das-marcas-dos-clubes-brasileiros

Biscaia, R. (2016). Revisiting the role of football spectators’ behavioral intentions and its antecedents. The Open Sports Sciences Journal, 9(1), 3-12. https://doi.org/10.2174/1875399x01609010003

Biscaia, R., Correia, A., Yoshida, M., Rosado, A., & Marôco, J. (2013). The role of service quality and ticket pricing on satisfaction and behavioural intention within professional football. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, 14(4), 42-66. https://doi.org/10.1108/ijsms-14-04-2013-b004

Biscaia, R., Ross, S., Yoshida, M., Correia, A., Rosado, A., & Marôco, J. (2016). Investigating the role of fan club membership on perceptions of team brand equity in football. Sport Management Review, 19(2), 157-170. https://doi.org/10.1016/j.smr.2015.02.001

Borland, J., & Macdonald, R. (2003). Demand for sport. Oxford Review of Economic Policy, 19(4). https://doi.org/10.1093/oxrep/19.4.478

Boyle, B. A., & Magnusson, P. (2007). Social identity and brand equity formation: A comparative study of collegiate sports fans. Journal of Sport Management, 21(4), 497-520. https://doi.org/10.1123/jsm.21.4.497

Butier, L. R., & Levrini, G. (2013). Fatores que influenciam a compra de produtos têxteis oficiais por torcedores de futebol de baixa renda. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 02(02), 143-172. https://doi.org/10.5585/podium.v2i2.44

Confederação Brasileira de Futebol. (2018). Impacto do futebol brasileiro. Confederação Brasileira de Futebol. Retrieved from https://conteudo.cbf.com.br/cdn/201912/20191213172843_346.pdf

Cronin Jr., J., Brady, M., & Hult, G. T. (2000). Assessing the effects of quality, value, and customer satisfaction on consumer behavioral intentions in service environments. Journal of Retailing, 76(2), 193-218. https://doi.org/10.1016/S0022-4359(00)00028-2

Curado, M. A. S., Teles, J., & Marôco, J. (2014). Analysis of variables that are not directly observable: influence on decision-making during the research process. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 48, 146-152.

Dale, B., van Iwaarden, J., van der Wiele, T., & Williams, R. (2005). Service improvement in a sports environment: A study of spectator attendance. Managing Service Quality: An International Journal, 15(5), 470-484. https://doi.org/10.1108/09604520510617310

Dietz-Uhler, B., Harrick, E. A., End, C., & Jacquemotte, L. (2000). Sex differences in sport fan behavior and reasons for being a sport fan. Journal of Sport Behavior, 23(3), 219.

Drayer, J., Shapiro, S. L., & Lee, S. (2012). Dynamic ticket pricing in sport: An agenda for research and practice. Sport Marketing Quarterly, 21(3).

Exame. (2019). Faturamento dos clubes com sócios-torcedores cresce 42% nos últimos 5 anos. Negocios. Retrieved from https://exame.abril.com.br/negocios/faturamento-dos-clubes-com-socios-torcedores-cresce-42-nos-ultimos-5-anos/

Fisher, R. J., & Wakefield, K. (1998). Factors leading to group identification: A field study of winners and losers. Psychology & Marketing, 15(1), 23-40.

Foroughi, B., Mohammad Shah, K. A., Ramayah, T., & Iranmanesh, M. (2019). The effects of peripheral service quality on spectators’ emotions and behavioural intentions. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, 20(3), 495-515. https://doi.org/10.1108/ijsms-08-2018-0082

Funk, D. (2008). Consumer behaviour in sport and events: Marketing action: Butterworth-Heinemann. https://doi.org/10.1080/16184740903554181

Funk, D. (2017). Introducing a Sport Experience Design (SX) framework for sport consumer behaviour research. Sport Management Review, 20(2), 145-158. https://doi.org/10.1016/j.smr.2016.11.006

Funk, D., & James, J. (2001). The Psychological Continuum Model: A conceptual framework for understanding an individual's psychological connection to sport. Sport Management Review, 4(2), 119-150. https://doi.org/10.1016/S1441-3523(01)70072-1

Garbarino, E., & Johnson, M. S. (1999). The different roles of satisfaction, trust, and commitment in customer relationships. Journal of Marketing, 63(2), 70-87. https://doi.org/10.2307/1251946

Greenwell, T. C., Fink, J. S., & Pastore, D. L. (2002). Perceptions of the service experience: using demographic and psychographic variables to identify customer segments. Sport Marketing Quarterly, 11(4).

Guterman, M. (2009). O futebol explica o Brasil: Uma história da maior expressão popular do país. São Paulo: Contexto.

Hall, J., & O'Mahony, B. (2006). An empirical analysis of gender differences in sports attendance motives. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, 7(4), 40-51. https://doi.org/10.1108/IJSMS-07-04-2006-B008

Howard, D. R., & Crompton, J. L. (2004). Tactics used by sports organizations in the United States to increase ticket sales. Managing Leisure, 9(2), 87-95. https://doi.org/10.1080/13606710410001709617

Hunt, K. A., Bristol, T., & Bashaw, R. E. (1999). A conceptual approach to classifying sports fans. Journal of Services Marketing, 13(6), 439-452. https://doi.org/10.1108/08876049910298720

Késenne, S., & Pauwels, W. (2006). Club objectives and ticket pricing in professional team sports. Eastern Economic Journal, 32(3). https://www.jstor.org/stable/40326295

Lee, Y. H., & Kang, J.-H. (2011). Designing ticket price strategies for professional sports teams using conjoint analysis. International Journal of Sport Marketing and Sponsorship, 12(2). https://doi.org/10.1108/IJSMS-12-02-2011-B004

Lera-López, F., Ollo-López, A., & Rapún-Gárate, M. (2012). Sports spectatorship in Spain: Attendance and consumption. European Sport Management Quarterly, 12(3), 265-289. https://doi.org/10.1080/16184742.2012.680897

Lima, G. E. (2014). Estudo sobre a satisfação e associação dos frequentadores da Arena do Grêmio. Porto Alegre Retrieved from https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/117304/000966304.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Madalozzo, R., & Villar, R. B. (2009). Brazilian football: what brings fans to the game? Journal of Sports Economics, 10(6). https://doi.org/10.1177/1527002509335572

Madrigal, R. (2001). Social identity effects in a belief–attitude–intentions hierarchy: Implications for corporate sponsorship. Psychology & Marketing, 18(2). https://doi.org/10.1002/1520-6793(200102)18:2

Marôco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics.: 7ª edição. ReportNumber, Lda.

Martins, F. F. (2016). Marketing de relacionamento no futebol: O programa sócio-torcedor do Sport Club Corinthians Paulista. São Paulo Retrieved from https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/19050/2/Fabiano%20Fernandes%20Martins.pdf

Nufer, G., & Fischer, J. (2013). Ticket pricing in European football - Analysis and implications. International Journal of Human Movement and Sports Sciences, 1(2), 49-60. https://doi.org/10.13189/saj.2013.010205

O'Reilly, N., Foster, G., Murray, R., & Shimizu, C. (2015). Merchandise sales rank in professional sport: Purchase drivers and implications for National Hockey League clubs. Sport, Business and Management: An International Journal, 5(4), 307-324. https://doi.org/10.1108/sbm-10-2012-0044

Park, K. W., Lee, M. S., & Miller, P. (2013). Ticket pricing per team: The case of Major League Baseball (MLB). Journal of Economics and Economic Education Research, 14(3), 89-106.

Peterson, R. A. (1994). A meta-analysis of Cronbach's coefficient alpha. Journal of Consumer Research, 21(2). https://doi.org/10.1086/209405

Rascher, D. A., McEvoy, C. D., Nagel, M. S., & Brown, M. T. (2007). Variable Ticket Pricing in Major League Baseball. Journal of Sport Management, 21(3), 407-437. https://doi.org/10.1123/jsm.21.3.407

Robinson, M. J., & Trail, G. (2005). Relationships among spectator gender, motives, points of attachment, and sport preference. Journal of Sport Management, 19(1), 58-80. https://doi.org/10.1123/jsm.19.1.58

Rodrigues Silva, V. H., Pedroso, C. A. M. Q., Miranda, Y., Barros Filho, M. A., & Sarmento, J. P. (2018). A satisfação e as intenções comportamentais dos sócios-torcedores de um clube pernambucano em relação aos serviços prestados no campeonato brasileiro de futebol – série A. Motrivivência, 30(54), 263-277. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n54p263

Şahin, M., & Erol, R. (2017). A Dynamic ticket pricing approach for soccer games. Axioms, 6(4). https://doi.org/10.3390/axioms6040031

Santos, W. G., Barros Filho, M. A., Miranda, Y., Rodrigues Silva, V. H., & Pedroso, C. A. M. Q. (2020). Determinantes sociodemográficos de consumo: Uma análise dos espectadores do futebol de Pernambuco. Motrivivência, 32(63), 01-14. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e71739

Sarmento, J. P., Pinto, A., Costa, C. P., & Silva, C. A. F. (2011). O evento desportivo como factor de desenvolvimento. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva, 1(1), 1-14.

Shakina, E., Gasparetto, T., & Barajas, A. (2020). Football fans' emotions: Uncertainty against brand perception. Frontiers in Psychology, 11, 659. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.00659

Silva, C. V. D. G. F., & Campos Filho, L. A. N. (2006). Gestão de clubes de futebol brasileiros: Fontes alternativas de receita. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, 1(3). https://doi.org/10.7177/sg.2006.SGV1N3A2

Skinner, J., Edwards, A., & Corbett, B. (2014). Research methods for sport management (1ª ed.). New York: Routledge.

Smith, A. C. T. (2008). Introduction to sport marketing. Oxford: Butterworth-Heinemann.

Theodorakis, N. D., Koustelios, A., Robinson, L., & Barlas, A. (2009). Moderating role of team identification on the relationship between service quality and repurchase intentions among spectators of professional sports. Managing Service Quality: An International Journal, 19(4), 456-473. https://doi.org/10.1108/09604520910971557

Villar, J. G., & Guerrero, P. R. (2009). Sports attendance: A survey of the literature 1973-2007. Rivista di Diritto ed Economia dello Sport, 5(2), 111-151.

Wolfson, S., Wakelin, D., & Lewis, M. (2005). Football supporters' perceptions of their role in the home advantage. Journal of Sports Sciences, 23(4), 365-374. https://doi.org/10.1080/02640410400021567

Yoshida, M., & James, J. D. (2010). Customer satisfaction with game and service experiences: Antecedents and consequences. Journal of Sport Management, 24(3), 338-361. https://doi.org/10.1123/jsm.24.3.338

Zeithaml, V. A., Berry, L. L., & Parasuraman, A. (1996). The behavioral consequences of service quality. Journal of Marketing, 60(2), 31-46. https://doi.org/10.2307/1251929

Watanabe, N., & Soebbing, B. (2017). Chinese Super League: attendance, pricing, and team performance. Sport, Business Management: An International Journal.

Zhang, J., Pennington-Gray, L., Connaughton, D. P., Braunstein, J. R., Ellis, M. H., Lam, E. T. C., & Williamson, D. (2003). Understanding women's professional basketball game spectators: Sociodemographics, game consumption, and entertainment options. Sport Marketing Quarterly, 12(4), 228-243. https://doi.org/10.1108/SBM-10-2016-0055

Downloads

Publicado

16.09.2022

Como Citar

Maciel Gonçalves da Silva, J. E., Miranda, Y., Barros Filho, M. A., & Mulatinho de Queiroz Pedroso, C. A. (2022). Uma análise sobre antecedentes das intenções comportamentais de torcedores de futebol em Pernambuco. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 11(3), 563–580. https://doi.org/10.5585/podium.v11i3.20225

Edição

Seção

Artigos