A influência das experiências memoráveis no engajamento dos turistas na mídia social virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v12i2.21965

Palavras-chave:

Experiência memorável de turismo, Engajamento do consumidor, Mídia social virtual, Parques temáticos

Resumo

Objetivo: analisar como as experiências memoráveis vivenciadas em parques temáticos podem influenciar no engajamento dos turistas na mídia social virtual.
Metodologia/abordagem: a amostra foi composta por 1.126 visitantes de dois parques temáticos no Brasil e na Espanha, entre julho de 2017 e maio de 2018. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. Para análise dos dados, os procedimentos incluíram: a análise fatorial exploratória (AFE), a análise fatorial confirmatória (AFC) com o uso dos critérios de validade discriminante e da variância média extraída (AVE), o teste de Correlação de Spearman e a Técnica de Bootstrapping.
Originalidade/relevância: embora existam diversos estudos que contribuam para a pesquisa de experiências memoráveis e engajamento do consumidor na mídia social quanto ao contexto turístico, são poucos os trabalhos focalizados na experiência turística em parques temáticos. Nesse sentido, mediante uma abordagem comparativa, explorou-se tal investigação na tentativa de contribuir com evidências empíricas iniciais sobre o assunto.
Resultados: verificou-se efeito positivo da experiência no engajamento na mídia social virtual em relação aos parques temáticos analisados. Foram identificados dois construtos (a atenção e o entusiasmo) como indicadores expressivos de engajamento do consumidor. As descobertas sugerem que quanto mais os visitantes se envolvem com as experiências memoráveis vivenciadas no parque, mais eles se identificam com o parque na mídia social virtual.
Contribuições teóricas/metodológicas: fornece indicadores para compreender a dinâmica dos visitantes de parques em países com culturas e costumes distintos, por meio de uma nova ferramenta de mensuração.
Contribuições sociais/para a gestão: apresenta subsídios para que os gestores estabeleçam estratégias que visem aumentar o índice de engajamento relacionado à experiência na mídia social virtual.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Da Silva Rocha, Instituto Federal Catarinense - IFC

Doutora em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí, com período sanduíche na Universidade Rovira I Virgili, Espanha (Participação no Programa Programas Estratégicos - DRI, fomentado pela CAPES), Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Professora do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Santa Catarina, Brasil.

Salvador Anton Clavé, Universitat Rovira i Virgili - URV

Doutor em Geografia pela Universitat Rovira I Virgili (URV), Vila-seca, Tarragona, Espanha. Professor de Análise Regional da URV - Universidade Rovira i Virgili, Faculdade de Turismo e Geografia, Departamento de Geografia, Vila-seca, Tarragona, Espanha.

Fabrícia Durieux Zucco, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professora titular da UNIVALI -Universidade do Vale do Itajaí – Campus Balneário Camboriú e da FURB - Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil. 

Ana Paula Lisboa Sohn, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). professora titular da Universidade do Vale do Itajaí.

Referências

Abdul-Ghani, E., Hyde, K., & Marshall, R. (2011). Emic and etic interpretations of engagement with a consumer-to-consumer online auction site. Journal of Business Research, 64(10), 1060-1066. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2010.10.009

Albaity, M., & Melhem, S.B. (2017). Novelty seeking, image, and loyalty - The mediating role of satisfaction and moderating role of length of stay: International tourists' perspective. Tourism Management Perspectives, 23, 30-37. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2017.04.001

Amaral, M.I., & Rodrigues, A.I. (2020). The Importance of Social Media for the Improvement of the Tourist Experience Offered by Rural Tourism Enterprises: The Case of the Alentejo. In C. Ramos, C. Almeida, & P. Fernandes (Ed.), Handbook of Research on Social Media Applications for the Tourism and Hospitality Sector (pp. 309-333). IGI Global, 2020. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-1947-9.ch018

Aroeira, T., Dantas, A.C., & Gosling, M. S. (2016). Experiência turística memorável, percepção cognitiva, reputação e lealdade ao destino: um modelo empírico. Turismo: Visão e Ação, 18(3), 584. https://doi.org/10.14210/rtva.v18n3.p584-610

Beni, M.C. (2004). Turismo: da economia de serviços à economia da experiência. Turismo: Visão e Ação, 6(3), 295-306. https://doi.org/10.14210/rtva.v6n3.p295

Chandralal, L., & Valenzuela, F. (2015). Memorable Tourism Experiences: Scale Development. Contemporary Management Research, 11(3), 291. https://doi.org/10.7903/cmr.13822

Chen, S., Han, X., Bilgihan, A., & Okumus, F. (2021). Customer engagement research in hospitality and tourism: a systematic review. Journal of Hospitality Marketing & Management, 30(7), 871-904. https://doi.org/10.1080/19368623.2021.1903644

Chen, H., & Rahman, I. (2018). Cultural tourism: An analysis of engagement, cultural contact, memorable tourism experience and destination loyalty. Tourism Management Perspectives, 26, 153-163. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2017.10.006

Coudounaris, D.N., & Sthapit, E. (2017). Antecedents of memorable tourism experience related to behavioral intentions. Psychology and Marketing, 34(12), 1084-1093. https://doi.org/10.1002/mar.21048

Dessart, L., Veloutsou, C., & Morgan-Thomas, A. (2016). Capturing consumer engagement: duality, dimensionality and measurement. Journal of Marketing Management, 32(5-6), 399-426. https://doi.org/10.1080/0267257X.2015.1130738

Eslami, S., Ghasemaghaei, M., & Hassanein, K. (2021). Understanding consumer engagement in social media: The role of product lifecycle. Decision Support Systems, 113707. https://doi.org/10.1016/j.dss.2021.113707

Garg, A., Prasad, S., & Prasad, S. (2019). Purchase decision of generation Y in an online environment. Marketing Intelligence & Planning, 3(4), 372-385. https://doi.org/10.1108/MIP-02-2018-0070

Godovykh, M., Milman, A., & Tasci, A.D.A. (2019). Theme park experience: Factors explaining amount of pleasure from a visit, time allocation for activities, perceived value, queuing quality, satisfaction, and loyalty. Journal of Tourism and Leisure Studies, 4(2), 1-21. https://doi.org/10.18848/2470-9336/CGP/v04i02/1-21

Gohary, A., Pourazizi, L., Madani, F., & Chan, E.Y. (2020). Examining Iranian tourists’ memorable experiences on destination satisfaction and behavioral intentions. Current Issues in Tourism, 23(2), 131-136. https://doi.org/10.1080/13683500.2018.1560397

Guo, S., Li, C., Wang, C., & Zhang, J. (2019). Veni, vidi, vici: The impact of social media on virtual acculturation in tourism context. Technological Forecasting & Social Change, 145, 513-522. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2019.01.013

Harter, J., Schmidt, F., & Keyes, C. (2003). Well-being in the workplace and its relationship to business outcomes: A review of the Gallup studies. Flourishing: Positive Psychology and the Life Well-Lived, 2, 205-224. https://doi.org/10.1037/10594-009

Hollebeek, L.D., Glynn, M., & Brodie, R. (2014). Consumer brand engagement in social media: Conceptualization, scale development and validation. Journal of interactive marketing, 28(2), 149-165. https://doi.org/10.1016/j.intmar.2013.12.002

Hollebeek, L.D., Sharma, T.S., Pandey, R., Sanyal, P., & Clark, M.K. (2021). Fifteen Years of Customer Engagement Research: A Bibliometric and Network Analysis. Journal of Product & Brand Management, 31(2). https://doi.org/10.1108/JPBM-01-2021-3301

Islam, M.T. (2021). Applications of Social Media in the Tourism Industry: A Review. SEISENSE Journal of Management, 4(1), 59-68. https://doi.org/10.33215/sjom.v4i1.556

Kim, J., Ritchie, J. R., & McCormick, B. (2012). Development of a scale to measure memorable tourism experiences. Journal of Travel Research, 51(1), 12-25. https://doi.org/10.1177/0047287510385467

Kumar, V., & Pansari, A. (2016). Competitive advantage through engagement. J. Mark. Res., 53, 497-514. https://doi.org/10.1509/jmr.15.0044

Lim, W.M., Rasul, T. Kumar, S., & Ala, M. (2022). Past, present, and future of customer engagement. Journal of Business Research, 140, 439-458. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2021.11.014

Loncaric, D., Perišic Prodan, M., & Dlacic, J. (2021). Memorable tourism experiences inspired by the beauty of nature. Tourism and Hospitality Management, 27(2), 315-337. https://doi.org/10.20867/thm.27.2.5

Morgado da Costa, S. (2019). Understanding customer experience in Orlando theme parks through online reviews from TripAdvisor. [Master’s thesis, Instituto Universitário de Lisboa]. http://hdl.handle.net/10071/19673

Munar, A., & Jacobsen, J.K. (2014). Motivations for sharing tourism experiences through social media. Tourism Management, 43, 46-54. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2014.01.012

Nicolau, J.L., Zach, F., & Tussyadiah, P. (2016). Effects of distance and first-time visitation on tourists’ length of stay. Journal of Hospitality & Tourism Research. https://doi.org/10.1177/1096348016654972

Niu, Y., Park, J., & Kirilenko, A. (2019). Theme Park Visitor Experience and Satisfaction: A Case of TripAdvisor Reviews of Three Theme Parks in Orlando. Travel and Tourism Research Association: Advancing Tourism Research Globally, 11. https://scholarworks.umass.edu/ttra/2019/research_papers/11

Nzeku, B., & Duffett, R.G. (2021). The Use of Social Media as a Marketing Tool by Tourist Attractions: Influence on Cognitive, Affective and Behavioural Consumer Attitudes. African Journal of Hospitality, Tourism and Leisure, 10(2): 742-758. https://doi.org/10.46222/ajhtl.19770720-130

Rather, R., Hollebeek, L.D., & Islam, J. (2019). Customer Engagement in the Tourism Sector: The Construct, Antecedents, and Consequences. The Service Industries Journal (Special Issue on Customer Engagement), 39(7-8), 519-540. https://doi.org/10.1080/02642069.2019.1570154

Rasoolimanesh, S.M., Seyfi, S., Hall, C.M., & Hatamifar, P. (2021). Understanding memorable tourism experiences and behavioural intentions of heritage tourists. Journal of Destination Marketing & Management, 21, 100621. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2021.100621

Rocha, E. S. (2018). A influência das experiências memoráveis no engajamento dos turistas na mídia social virtual: perspectivas a partir dos parques temáticos Beto Carrero World (SC, Brasil) e Port Aventura World (TGN, Espanha). [Doctoral dissertation, Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú]. http://siaibib01.univali.br/pdf/Elis%C3%A2ngela%20da%20Silva%20Rocha.pdf

Sashi, C.M. (2012). Customer engagement, buyer‐seller relationships, and social media. Management decision, 50(2): 253-272. https://doi.org/10.1108/00251741211203551

Seunghyun, B.P., Yong, J., Lee, Y., & Ok, C. (2020). Visualizing theme park visitors' emotions using social media analytics and geospatial analytics. Tourism Management, 80. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2020.104127

Seyfi, S., Hall, C.M., & Rasoolimanesh, S.M. (2020). Exploring memorable cultural tourism experiences. Journal of Heritage Tourism, 15(3), 341-357. https://doi.org/10.1080/1743873X.2019.1639717

Sharma, P., & Nayak, J.K. (2019). Understanding memorable tourism experiences as the determinants oftourists’ behaviour. International Journal of Tourism Research, 21(4), 504-518. https://doi.org/10.1002/jtr.2278

So, K.K.F., King, C., Sparks, B., & Wang, Y. (2016). The role of customer engagement in building consumer loyalty to tourism brands. Journal of Travel Research, 55(1), 64-78. https://doi.org/10.1177/0047287514541008

So, K.K.F., Wei, W., & Martin, D. (2021). Understanding customer engagement and social media activities in tourism: a latent profile analysis and cross-validation. J. Bus. Res., 129, 474-483. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.05.054

Soares, J.C., Sarquis, A., Cohen, E., & Soares, T.C. (2019). Social media marketing communication: effect of interactivity and vividness on user engagement. Brazilian Journal of Marketing, 18(4), 244-268. https://doi.org/10.5585/remark.v18i4.14321

Tung, V., & Rithie, J.R. (2011). Exploring the essence of memorable tourism experiences. Annals of Tourism Research, 38(4), 1367-1386. https://doi.org/10.1016/j.annals.2011.03.009

Vivek, S.D., Beatty, S.E., & Morgan, R. (2012). Customer engagement: Exploring customer relationships beyond purchase. Journal of marketing theory and practice, 20(2), 122-146. https://doi.org/10.2753/MTP1069-6679200201

Vivek, S.D., Beatty, S.E., Vivek, D., & Morgan, R. (2014). A generalized multidimensional scale for measuring customer engagement. Journal of Marketing Theory and Practice, 22(4), 401-420. https://doi.org/10.2753/MTP1069-6679220404

Wong, J.W. C., Lai, I. K. W., & Tao, Z. (2020). Sharing memorable tourism experiences on mobile social media and how it influences further travel decisions. Current Issues in Tourism, 23(14), 1773-1787. https://doi.org/10.1080/13683500.2019.1649372

Yu, C.P., Chang, W.C., & Ramanpong, J. (2019). Assessing visitors’ memorable tourism experiences (MTEs) in forest recreation destination: A case study in Xitou nature education area. Forests, 10(8), p. 1-15. https://doi.org/10.3390/f10080636

Zaglia, M.E. (2013). Brand communities embedded in social networks. Journal of Business Research, 66(2), 216-223. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2012.07.015

Zhang, H., Wu, Y., & Buhalis, D. (2018). A model of perceived image, memorable tourism experiences and revisit intention. Journal of Destination Marketing & Management, 8, 326–336. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2017.06.004

Zucco, F.D., Bahr, G., & Limberger, P. F. (2017). Engajamento, planejamento e experiências de viagem compartilhadas. Revista Hospitalidade, 14, 1-19. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n1.751

Downloads

Publicado

29.05.2023

Como Citar

Da Silva Rocha, E., Anton Clavé, S., Durieux Zucco, F., & Lisboa Sohn, A. P. (2023). A influência das experiências memoráveis no engajamento dos turistas na mídia social virtual. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 12(2), 226–252. https://doi.org/10.5585/podium.v12i2.21965

Edição

Seção

Artigos