Um Estudo Sobre a Afetividade Aplicada ao Fenómeno do Futebol: Abordagemn na Ótica dos Consumidores

Autores/as

  • Bruno Miguel Sousa Instituto Politécnico do Cávado e Ave - IPCA.
  • Carla Barbosa Vieira Escola de Economia e Gestão - Universidade do Minho (Portugal) - master student

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v7i2.282

Palabras clave:

Apego à marca, Lealdade à marca, Compromisso à marca, Satisfação, Marketing desportivo

Resumen

O futebol é um fenómeno de grande relevância em todo o mundo. O seu poder de influência é cada vez maior, o que o torna numa referência não só no setor social e cultural, mas também a nível económico ou turístico. O presente estudo tem como propósito apresentar uma primeira reflexão em torno da relação entre o apego à marca e o comportamento do consumidor (lealdade à marca, compromisso à marca, satisfação à marca, confiança à marca), sob a ótica dos adeptos de futebol em Portugal. Nesse sentido, será apresentado um modelo conceptual proposto por Belaid e Temessek Behi (2011) a testar empiricamente. Neste sentido, os gestores de marketing desportivo deverão trabalhar o grau de apego que os consumidores demonstram pelo clube, porque quanto maior o grau ao clube, maior a confiança, a lealdade o compromisso e a satisfação deste para com o seu clube. O apego à marca de um clube de futebol influencia positivamente todas as variáveis que compõem o modelo concetual da investigação. As variáveis apego à marca, compromisso à marca, confiança à marca e satisfação à marca tendem a influenciar positivamente a lealdade à marca. Isto significa que um adepto com um grau elevado de apego tende a estar mais satisfeito, confiante e comprometido com o seu clube e consequentemente o seu grau de lealdade torna-se mais elevado pelo seu clube. De notar, ainda, que poucos estudos avaliaram a relação do apego à marca com outras variáveis, sendo este um estudo original no contexto onde é aplicado. Serão apresentadas algumas linhas de investigação futura.

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Biografía del autor/a

Bruno Miguel Sousa, Instituto Politécnico do Cávado e Ave - IPCA.

Doutor em Marketing e Estratégia pela Universidade do Minho, Braga, (Portugal). Professor Adjunto no Instituto Politécnico do Cávado e Ave - IPCA, Barcelos, (Portugal) e Investigador na UNIAG.

Carla Barbosa Vieira, Escola de Economia e Gestão - Universidade do Minho (Portugal) - master student

Mestre em Marketing e Estratégia pela Universidade do Minho, Braga, (Portugal).  

Publicado

2018-09-03

Cómo citar

Sousa, B. M., & Vieira, C. B. (2018). Um Estudo Sobre a Afetividade Aplicada ao Fenómeno do Futebol: Abordagemn na Ótica dos Consumidores. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 7(2), 293–312. https://doi.org/10.5585/podium.v7i2.282