O Futebol e o “Novo” Mineirão como Atrações Turísticas de Belo Horizonte-MG

Autores/as

  • Erick Alan Moreira Ferreira Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ
  • Luciano Pereira da Silva Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v8i1.279

Palabras clave:

Futebol, Belo Horizonte, Estádio, “Novo” Mineirão, Turismo

Resumen

Este trabalho teve como objetivo geral pesquisar a prática do turismo futebolístico em Belo Horizonte-MG. Investigou-se, especificamente, o perfil socioeconômico dos torcedores viajantes que frequentam o “novo” Mineirão durante a temporada regular do futebol brasileiro, a composição do grupo de viagem, a atratividade turística exercida pelo estádio, a assiduidade do torcedor, o consumo turístico agregado à vivência futebolística e as barreiras que impedem o torcedor a vivenciar com mais frequência esta prática de lazer. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário e foram aplicados aos torcedores em dias de jogos realizados no Mineirão, nas áreas internas e externas do estádio. Para poder participar da pesquisa, o torcedor deveria ter mais de dezoito anos de idade e não possuir moradia fixa na cidade de Belo Horizonte. Identificou-se que o perfil socioeconômico do torcedor viajante apresenta características particulares condizentes com este tipo de público, que se define, predominantemente, como casado, adulto e com nível elevado em relação à formação escolar, e, ainda, em consonância com o cenário de mercantilização do futebol brasileiro, grande parte já se tornou sócio-torcedor e a minoria faz parte de torcida organizada. Os valores intrínsecos ao “novo” Mineirão são fatores que os motivam a querer frequentá-lo. No que se refere ao consumo turístico, a minoria dos torcedores viajantes realizou outros tipos de atividades além da vivência futebolística. Portanto, tanto pelas intervenções ocorridas na paisagem urbana da cidade, que a constituíram como espaço turístico, quanto pelo fluxo turístico proveniente da demanda futebolística, acredita-se que o futebol possa ser pensado, para além da dimensão esportiva, como uma atração turística capaz de fomentar o turismo na localidade.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erick Alan Moreira Ferreira, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Minas Gerais, (Brasil). Tecnólogo em Gestão de Eventos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, Rio de Janeiro.

Luciano Pereira da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Minas Gerais, (Brasil). Professor pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Publicado

2019-01-01

Cómo citar

Moreira Ferreira, E. A., & da Silva, L. P. (2019). O Futebol e o “Novo” Mineirão como Atrações Turísticas de Belo Horizonte-MG. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 8(1), 57–80. https://doi.org/10.5585/podium.v8i1.279