A Produção do Conhecimento sobre Políticas Públicas para o Esporte e Lazer no Brasil: Uma Análise dos Pesquisadores e Instituições
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v8i1.303Palavras-chave:
Produção do Conhecimento, Políticas Públicas, Esporte, LazerResumo
Este estudo teve como objetivo principal mapear a produção do conhecimento sobre Políticas Públicas de Esporte e Lazer, publicada em língua portuguesa em periódicos brasileiros, entre os anos de 2013 a 2016. As buscas foram feitas nas seguintes bases de dados: Lilacs, Medline, Scielo e Portal de Periódicos da Capes com a utilização dos seguintes descritores: “Política Pública Esporte”, “Sport Policy”, “Política Pública Lazer” e “Leisure Policy”, além de 10 revistas científicas da área da Educação Física. O levantamento apontou que a produção somou 85 artigos, distribuídos em 14 periódicos científicos. Foi observada a existência de redes de colaboração entre autores, com grande atuação de pesquisadores vinculados a UEM e UFPR. Nestas instituições encontram-se grupos de referência na discussão sobre a temática e a colaboração é marcada principalmente pela relação orientador/orientado. A título de conclusão aponta-se que a produção sobre o tema teve um salto tanto quantitativo como qualitativo, considerando os meios de avaliação brasileiros, se comparada com períodos anteriores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Jeferson Roberto Rojo, Fernando Marinho Mezzadri, Marcelo Moraes e Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 1089
- PDF 740