Educação Olímpica para Quê? Educação Olímpica para Quem? Representações e Práticas para uma Pedagogia Crítica do Olimpismo em Tópicos Especiais – O Doping entre Escolares

Autores/as

  • Marta Correa Gomes
  • Leonardo José Mataruna dos Santos Centre for Peace and Reconciliation Studies (CPRS) - Coventry University (UK)
  • Paulo Rodrigo Pedroso da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v3i1.81

Palabras clave:

Educação Olímpica, Educação Física, Pedagogia Crítica, Doping.

Resumen

Há mais de uma década, temos demonstrado a importância de se discutir temas relacionados ao esporte, em especial ao Esporte Olímpico, de forma crítico-reflexiva nas escolas e em programas esportivos. Frente à participação do Brasil como sede de Megaeventos esportivos, essa necessidade torna-se prioridade. Entretanto, ainda observamos certa resistência por parte da comunidade de docentes da Educação Física em inserir tais temáticas em suas discussões. Este artigo busca problematizar a forma como a Educação Olímpica é apresentada nos materiais didáticos disponíveis, debatendo a persistência de propostas desfocadas de discussões que promovam o pensamento crítico-emancipatório das juventudes com análise específica da questão do doping entre escolares. Observa-se que o doping, neste momento, é uma realidade alarmante até mesmo entre escolares brasileiros e faz-se necessária uma discussão sobre a relativização social da perspectiva do desvio em atletas usuários de doping como reflexo e reforço de uma cultura que identifica no corpo atlético os padrões hegemônicos de estética, de saúde, de disciplina, logo, de maior capital corporal, dominância e status no campo social, como fruto de uma visão biológica-funcional de saúde. Frente às evidências, é possível defender a importância de maiores investimentos em estudos e intervenções que venham a discutir os aspectos da Educação do Olimpismo de forma mais ampla, englobando temáticas diversificadas – como o doping, a fim de promover uma educação emancipadora e concatenada com a perspectiva holística apoiada pelo Barão de Coubertin.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marta Correa Gomes

Mestre em Educação Física e Cultura. Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (UGF).

Leonardo José Mataruna dos Santos, Centre for Peace and Reconciliation Studies (CPRS) - Coventry University (UK)

Bolsista Internacional da União Europeia para pesquisas sobre Mega Eventos (Marie Curie Researcher), Pós-Doutor pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (UFRJ), Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF), Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Especialista em Estudos Olímpicos pela Academia Olímpica Internacional, com distinção pela Loughborough University (UK), Pós-Graduado em Judô (UFRJ), Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior (UCAM) e Pós-Graduado em Treinamento de Recursos Humanos (ABT). Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com Láurea Acadêmica em ambos cursos (UFRJ). Possui larga experiência em Gestão Acadêmica e Pedagógica do Ensino Superior em nível de Coordenação de Graduação e Pós-Graduação e em ações de Pró-Reitoria Acadêmica e Extensão. Atua há mais de 10 anos em Comissões Técnicas das Seleções Brasileiras Olímpica e Paralímpica da Confederação Brasileira de Judô. Atua como pesquisador da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro e Estrategista da Seleção Brasileira Olímpica de Judô. Atuou no Ensino Superior em diferentes cadeiras como Introdução a Educação Física profissão e conhecimento, Judô, Estudos Olímpicos, Atividade Motora Adaptada e História da Educação Física e dos Esportes. Desenvolve pesquisa na área de Gestão do Conhecimento para a Inovação Tecnológica em Educação Física, além de atuar como docente nos Cursos de Educação Física das Escolas Militares (EsEFEx, CEFAN e CIAW) nas cadeiras de Judô e Organização Desportiva. Atua ainda como membro da Société Internationale d Histoire de l éducation physique et du sport (ISHPES), do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), da Comissão de Desportos da Marinha e da Comissão Desportiva Militar do Brasil com equipes de Judô e Iatismo. Atua também como membro do projeto TIME RIO do Comitê Olímpico Brasileiro, assim como no Departamento de Ciências do Esporte da mesma Instituição. Atuou como Comentarista dos Jogos Paraolímpicos de Pequim e Londres no SPORTV e Colunista da Radio Bradesco Esportes FM.

Paulo Rodrigo Pedroso da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e Esporte Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2014-06-01

Cómo citar

Gomes, M. C., Mataruna dos Santos, L. J., & da Silva, P. R. P. (2014). Educação Olímpica para Quê? Educação Olímpica para Quem? Representações e Práticas para uma Pedagogia Crítica do Olimpismo em Tópicos Especiais – O Doping entre Escolares. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 3(1), 38–49. https://doi.org/10.5585/podium.v3i1.81