Antecedentes da Intenção de Compra dos Torcedores Gaúchos de Clubes de Futebol
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v3i2.80Palabras clave:
Intenção de compra, Lealdade, Imagem da marcaResumen
Os estudos de intenção de compra tem crescido na área do marketing, principalmente aqueles que tentam associá-los a lealdade e a imagem da marca. Dentro deste contexto, o presente artigo procurou analisar os antecedentes da intenção de compra de produtos esportivos de clubes de futebol, por seus respectivos torcedores. Para isto, foi elaborado um modelo teórico e, em seguida, realizada uma pesquisa de caráter descritivo, onde foram aplicados 1056 questionários junto a torcedores. Os dados coletados foram analisados através do conjunto de técnicas proveniente da Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os achados da pesquisa demonstram que a intenção de compra está associada mais diretamente com a lealdade da marca, do que com a imagem atual do clube de futebol. Ficou evidenciado que o comprometimento psicológico, o apego emocional e o reconhecimento/associação da marca antecedem a intenção de compra de artigos esportivos dos clubes de futebol. No que se refere a extensão da marca, esta não pode ser avaliada como uma antecedente da intenção de compra. Por fim, foram feitas considerações finais e recomendações acadêmica e gerencias sobre os temas abordadosDescargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-12-01
Cómo citar
Ladeira, W. J., Santini, F. de O., Araujo, C. F., & Finkler, E. N. da R. (2014). Antecedentes da Intenção de Compra dos Torcedores Gaúchos de Clubes de Futebol. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 3(2), 53–67. https://doi.org/10.5585/podium.v3i2.80
Número
Sección
Artigos