Esporte Interativo e o Dilema de Distribuição de Conteúdo: Um Estudo de Caso para Ensino

Autores

  • Daniela Abrantes Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro.
  • Paula Castro Pires de Souza Chimenti Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v5i1.149

Palavras-chave:

Esporte Interativo, Mídia, Turner, Estratégia, Cenários.

Resumo

Este caso de ensino descreve a trajetória do grupo de mídia brasileiro Esporte Interativo (EI), empresa iniciada por três jovens empreendedores e dedicada a produzir e distribuir conteúdo esportivo em múltiplas plataformas. O dilema está centrado no CEO e sócio-fundador do grupo, Edgar Diniz, que enfrenta um novo momento na empresa com a venda iminente para a Turner, braço televisivo do grupo americano Time Warner, no final de 2014. O choque de modelos de negócios podem representar desafios para a gestão da empresa, que precisa decidir os rumos estratégicos futuros. As informações utilizadas no caso são reais e foram obtidas através de entrevistas em profundidade, com roteiro semiestruturado, com o fundador e CEO da empresa, o outro fundador e Vice Presidente de Mídias Digitais e o Vice Presidente de Desenvolvimento de Negócios, além de investigação documental e revisão bibliográfica. Sugere-se que o caso seja utilizado para alunos de pós graduação, em disciplinas de Estratégia Empresarial, com os seguintes objetivos educacionais: a) Análise de ecossistemas de negócios e reconfiguração de indústrias a partir das mudanças geradas pelo desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação; b) Compreensão das questões estratégicas relacionadas à gestão de plataformas e das dinâmicas “winner-takes-all”, onde as recompensas por se alcançar a liderança são desproporcionais à vantagem que se possui sobre quem não a alcança, típicas de mercados em rede; c) Discussão dos tipos de inovação (incremental e disruptiva) e suas consequências para novos entrantes e incumbentes; d) Planejamento com Cenários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Abrantes Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro.

Doutora em Administração e professora Adjunta da Faculdade de Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, (UFRJ)

Paula Castro Pires de Souza Chimenti, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro.

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, (UFRJ) e Vice-Diretora do Instituto COPPEAD de Administração, onde atua como professora da Área de Estratégia, Organizações e Sistemas de Informação. É coordenadora do Centro de Estudos em Estratégia e Inovação, do MBA Executivo e do Programa de Mestrado do COPPEAD.

Downloads

Publicado

01.04.2016

Como Citar

Ferreira, D. A., & Chimenti, P. C. P. de S. (2016). Esporte Interativo e o Dilema de Distribuição de Conteúdo: Um Estudo de Caso para Ensino. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 5(1), 94–108. https://doi.org/10.5585/podium.v5i1.149

Edição

Seção

Caso de Ensino