Relações entre Dimensões da Experiência, Satisfação, Recomendação e Intenção de Retornar: a Percepção de Participantes de Evento Cultural Resumo

Autores

  • Raquel LoBuono Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte Minas Gerais, Brasil.
  • Marlusa de Sevilha Gosling CEPEAD/Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte Minas Gerais, Brasil.
  • Carlos Alberto Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte Minas Gerais, Brasil.
  • Sandro Alves Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v5i2.158

Palavras-chave:

Experiência de consumo, Satisfação do consumidor, Intenção de retorno, Recomendação boca a boca.

Resumo

A experiência de consumo ganhou importância na área de marketing nas últimas décadas. No entanto, a mensuração dessa dimensão ainda é recente e restrita em relação a sua aplicabilidade. Diversos autores elaboraram escalas que medem a experiência de consumo no contexto das marcas, eventos esportivos e eventos turísticos. Os eventos podem ser utilizados como meio de promoção das experiências porque os consumidores têm a chance de se envolver em atividades que não são possíveis nas suas vidas diárias. O evento objeto de estudo do presente trabalho é a Virada Cultural 2014 de Belo Horizonte, evento cultural realizado pela segunda vez consecutiva na capital mineira durante um final de semana. O estudo buscou compreender as experiências dos participantes da Virada Cultural a partir de uma escala de experiência memorável turística elaborada e testada em outro trabalho. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo com uma abordagem quantitativa por meio a aplicação de um survey durante o evento. Os principais resultados foram (1) a dimensão hedonismo foi a mais impactante para Experiência Memorável e a Cultura Local como a menos impactante; (2) a  relação positiva e significante entre Experiência Memorável e satisfação e (3) a relação positiva e significante entre Satisfação e Intenção de Retorno nas próximas edições e a Recomendação boca a boca para pessoas próximas.

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Biografia do Autor

Raquel LoBuono, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte Minas Gerais, Brasil.

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte Minas Gerais, Brasil.

Marlusa de Sevilha Gosling, CEPEAD/Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte Minas Gerais, Brasil. Professora Associada de Marketing e Turismo do CAD/CEPEAD/UFMG Coordenadora do Núcleo de Estudos e Estratégias de Comunicação Integrada de Marketing e Turismo (Neecim-Tur)

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, Braisl. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte Minas Gerais, Brasil

Sandro Alves Medeiros, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte Minas Gerais, Brasil.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Brasil. Professor da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

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Publicado

01.08.2016

Como Citar

LoBuono, R., Gosling, M. de S., Gonçalves, C. A., & Medeiros, S. A. (2016). Relações entre Dimensões da Experiência, Satisfação, Recomendação e Intenção de Retornar: a Percepção de Participantes de Evento Cultural Resumo. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 5(2), 15–37. https://doi.org/10.5585/podium.v5i2.158

Edição

Seção

Artigos