Contabilidade Futebol Clube: Uma Revisão da Literatura Contábil sobre Clubes de Futebol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v8i3.14336

Palavras-chave:

Contabilidade, Clubes de Futebol, Revisão de Literatura

Resumo

Objetivo: Esta pesquisa objetiva analisar as características das investigações internacionais e nacionais em relação a um fragmento de literatura sobre a literatura Contábil em Clubes de Futebol, ao ter como intenção a geração de conhecimento e identificação de lacunas para apontar possibilidades de futuras investigações.

 Método: Empregou-se o Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C) para fins de orientação.

 Originalidade/Relevância: Identificaram-se oportunidades de novas pesquisas na área de clubes de futebol estão abertas na literatura, bem como, com base na literatura analisada, a necessidade de melhoria na gestão dos clubes de futebol, voltada tanto ao desempenho esportivo quanto financeiro e econômico.

 Resultados: Como resultados, constatou-se, (i) necessidade de análise sob a lentes de outras teorias de vertentes distinta da econômica e sociológica; (ii) identificar as características organizacionais, como expertise do gestor (Presidente), sistema de controle gerencial; (iii) identificar como os jogadores se planejam para sua aposentaria; (iv) refletir quanto abertura de capital para negociar ações ao reconhecer possibilidade de captação de novos recursos/investimentos.

 Contribuições teóricas e sociais: Com base nas lacunas identificadas, entende-se a necessidade de abertura dos clubes de futebol para pesquisas acadêmica, o que certamente contribuirão para o avanço acadêmico e também em âmbito profissional. A maioria das pesquisas internacionais apresenta discussões sobre o comportamento do preço de ações dos clubes. Torna-se relevante refletir quanto abertura de capital para negociar ações para captação de novos recursos/investimentos. Destaca-se que evidenciem os relatórios financeiros de forma regular e um meio que possibilite fácil obtenção aos pesquisadores e ao público de forma geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Thiago Bruno de Jesus Silva, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Rodrigo Rengel, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestrando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Allison Manoel de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestrando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Carlos Eduardo Facin Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Contabilidade pela Universidade de Valência e Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGC/UFSC)

Referências

Anagnostopoulos, C., Byers, T., & Shilbury, D. (2014). Corporate social responsibility in professional team sport organisations: Towards a theory of decision-making. European Sport Management Quarterly, 14(3), 259-281. [PB]

Abosag, B., Roper, S., & Hind, D. (2012). Examining the relationship between brand emotion and brand extension among supporters of professional football clubs. European Journal of Marketing, 46(9), 1233-1251.

Andreff, W. (2007). French football: A financial crisis rooted in weak governance. Journal of Sports Economics, 8(6), 652-661. [PB]

Ascari, G., & Gagnepain, P. (2006). Spanish football. Journal of sports economics, 7(1), 76-89. [PB]

Ascari, G., & Gagnepain, P. (2007). Evaluating rent dissipation in the Spanish football industry. Journal of Sports Economics, 8(5), 468-490. [PB]

Baroncelli, A., & Lago, U. (2006). Italian football. Journal of sports economics, 7(1), 13-28. [PB]

Barros, C. P., & Leach, S. (2006). Analyzing the performance of the English FA Premier League with an econometric frontier model. Journal of Sports Economics, 7(4), 391-407. [PB]

Berument, H., Ceylan, N. B., & Gozpinar, E. (2006). Performance of soccer on the stock market: Evidence from Turkey. The Social Science Journal, 43(4), 695-699. [PB]

Boscá, J. E., Liern, V., Martínez, A., & Sala, R. (2008). The Spanish football crisis. European sport management quarterly, 8(2), 165-177. [PB]

Brandes, L., Franck, E., & Nüesch, S. (2008). Local heroes and superstars: An empirical analysis of star attraction in German soccer. Journal of Sports Economics, 9(3), 266-286. [PB]

Callejo, M. B., & Forcadell, F. J. (2006). Real Madrid football club: A new model of business organization for sports clubs in Spain. Global Business and Organizational Excellence, 26(1), 51-64. [PB]

Castro, C. M. (1977). A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil.

Chadwick, S., & Clowes, J. (1998). The use of extension strategies by clubs in the English Football Premier League. Managing Leisure, 3(4), 194-203. [PB]

Cordery, C. J., Sim, D., & Baskerville, R. F. (2018). Financial vulnerability in football clubs: learning from resource dependency and club theories. [PB]

Costa, M. F. D., Costa, C. E., Angelo, C. F. D., & Moraes, W. F. A. D. (2018). Perceived competitive advantage of soccer clubs: a study based on the resource-based view. RAUSP Management Journal, 53(1), 23-34. [PB]

Couvelaere, V., & Richelieu, A. (2005). Brand strategy in professional sports: The case of French soccer teams. European Sport Management Quartely, 5(1), 23-46. [PB]

Cunha, P. R., dos Santos, C. A., & Haveroth, J. (2017). Accounting explanatory factors of capital structure policy of brazilian soccer clubs. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, 6(1), 1-22. [PB]

Da Silva, J. P., Santos, P. S. A., de Souza, E. S., & Dani, A. C. (2017). Winner's curse: an analysis of transactions happening in soccer clubs. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, 6(1), 22-43. [PB]

Dantas, M. G. S., & Boente, D. R. (2011). A eficiência financeira e esportiva dos maiores clubes de futebol europeus utilizando a análise envoltória de dados. Revista de Contabilidade e Organizações, 5(13), 75-90.

Dejonghe, T., & Vandeweghe, H. (2006). Belgian football. Journal of sports economics, 7(1), 105-113. [PB]

Demirhan, D. (2013). Stock market reaction to national sporting success: case of Istanbul stock exchange. Pamukkale Journal of Sport Sciences, 4(3), 107-121. [PB]

De Souza, A. G., de Sousa, W. D., do Nascimento, J. C. H. B., & Bernardes, J. R. (2016). Disclosure of financial statements: a study on the level of accounting disclosure of brazilian soccer clubs in 2013. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, 5(3), 1-20. [PB]

De Souza, E., Leite, L., & Seemann, J. D. S. (2017). The Chape And The New Arena Conda: Dream Or Reality?. Revista Gestao Organizacional, 10(2), 80-102. [PB]

Dias, I. R. R., & Rossi, G. B. (2017). How far is World Champion from World Class? Institutional effects on a Brazilian non-profit sports organization. Brazilian Business Review, 24. [PB]

Dimic, N., Neudl, M., Orlov, V., & Äijö, J. (2018). Investor sentiment, soccer games and stock returns. Research in International Business and Finance, 43, 90-98. [PB]

Dutra, A., Ripoll-Feliu, V. M., Fillol, A. G., Ensslin, S. R., & Ensslin, L. (2015). The construction of knowledge from the scientific literature about the theme seaport performance evaluation. International Journal of Productivity and Performance Management, 64(2), 243-269.

Ensslin, S. R., Ensslin, L., Imlau, J. M., & Chaves, L. C. (2014). Processo de mapeamento das publicações científicas de um tema: portfólio bibliográfico e análise bibliométrica sobre avaliação de desempenho de cooperativas de produção agropecuária. Revista de Economia e Sociologia Rural, 52(3), 587-608.

Fainshmidt, S., Smith, A., & Guldiken, O. (2017). Orchestrating the flow of human resources: Insights from Spanish soccer clubs. Strategic Organization, 15(4), 441-460. [PB]

Francis, J., & Zheng, C. (2010). Learning vicariously from failure: The case of major league soccer and the collapse of the North American Soccer League. Group & Organization Management, 35(5), 542-571. [PB]

Franck, E. (2010). Private firm, public corporation or member's association governance structures in European football. International Journal of Sport Finance, 5(2), 108. [PB]

Galvão, N., & Dornelas, J. (2017). Análise de desempenho na geração de benefícios econômicos dos clubes de futebol brasileiros: o uso do atleta como recurso estratégico e ativo intangível. Revista Contemporânea de Contabilidade, 14(32), 21-47. [PB]

Gammelsæter, H., & Jakobsen, S. E. (2008). Models of organization in Norwegian professional soccer. European Sport Management Quarterly, 8(1), 1-25. [PB]

Gannon, J., Evans, K., & Goddard, J. (2006). The stock market effects of the sale of live broadcasting rights for English premiership football: An event study. Journal of Sports Economics, 7(2), 168-186. [PB]

Gerrard, B. (2005). A resource-utilization model of organizational efficiency in professional sports teams. Journal of Sport Management, 19(2), 143-169. [PB]

Haugen, K. K., & Hervik, A. (2002). Estimating the value of the Premier League or the worlds most profitable investment project. Applied Economics Letters, 9(2), 117-120. [PB]

Herm, S., Callsen-Bracker, H. M., & Kreis, H. (2014). When the crowd evaluates soccer players’ market values: Accuracy and evaluation attributes of an online community. Sport Management Review, 17(4), 484-492. [PB]

Holanda, A. P., Meneses, A. F. D., Mapurunga, P. V. R., De Luca, M. M. M., & Coelho, A. C. D. (2012). Determinantes do nível de disclosure em clubes brasileiros de futebol. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, 17(1), 2-17.

Jahara, R. C., Mello, J. A. V. B., & da Gama Afonso, H. C. A. (2016). Proposal for standard index and analysis of financial performance in 2014 of brazilian soccer clubs of serie A. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, 5(3), 20-41. [PB]

Kern, M., & Süssmuth, B. (2005). Managerial efficiency in German top league soccer: an econometric analysis of club performances on and off the pitch. German Economic Review, 6(4), 485-506. [PB]

Lago, U., Simmons, R., & Szymanski, S. (2006). The financial crisis in European football: An introduction. [PB]

Magaz-González, A. M., Mallo-Fernández, F., & Fanjul-Suárez, J. L. (2017). Is profitable to play in spanish soccer premier league¿ es rentable jugar en primera división de futbol?. International Journal of Medicine and Science of Physical Activity and Sport, 17(65), 1-26. [PB]

Marçal, R. R. (2018). Contabilidade Desportiva: Um estudo sobre o impacto dos investimentos na formação de atletas nas marcas dos clubes brasileiros de futebol. Revista Mineira de Contabilidade, 19(2), 68-76.

Nazi, R. M., & Amboni, N. (2018). Governança e Futebol: Um Estudo em Clubes de Caxias do Sul (Governance and Soccer: A Study in Clubs From Caxias Do Sul). PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 7(2), 240-259. [PB]

Oprean, V. B., & Oprisor, T. (2014). Accounting for soccer players: capitalization paradigm vs. Expenditure. Procedia Economics and Finance, 15, 1647-1654. [PB]

Palomino, F., Renneboog, L., & Zhang, C. (2009). Information salience, investor sentiment, and stock returns: The case of British soccer betting. Journal of Corporate Finance, 15(3), 368-387. [PB]

Prodanov, C. C., & de Freitas, E. C. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Editora Feevale.

Richelieu, A. (2008). The internationalisation of a sports team brand: The case of European soccer teams. International journal of sports marketing and sponsorship, 10(1), 23-38. [PB]

Ruyter, K., & Wetzels, M. (2000). With a little help from my fans–Extending models of pro-social behaviour to explain supporters’ intentions to buy soccer club shares. Journal of Economic Psychology, 21(4), 387-409. [PB]

Santos, C. A., Dani, A. C., & Hein, N. (2016). Relationship between the brazilian soccer confederation rankings and the economical-financial indicators of soccer teams. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, 5(3), 41-60. [PB]

Sakinc, I., Acikalin, S., & Soyguden, A. (2017). Evaluation of the Relationship between Financial Performance and Sport Success in European Football. Journal of Physical Education and Sport, 17, 16. [PB]

Sánchez, L. C., Sánchez-Fernández, P., & Barajas, Á. (2016). Objetivos financieros y deportivos en la eficiencia del fútbol europeo. Revista de psicología del deporte, 25(1). [PB]

Senaux, B. (2008). A stakeholder approach to football club governance. International Journal of Sport Management and Marketing, 4(1), 4. [PB]

Silva, T. B. J., Santos, C. A., & da Cunha, P. R. (2017). The relationship between economic-financial performance and Brazilian soccer teams audit reports. Revista De Gestao, Financas E Contabilidade, 7(3), 177-201. [PB]

Silvestre, A. O., Pereira, F. A., & El Khatib, A. S. (2016). Independent Audit: A Study About The Content Of Brazilian Football Clubs Financial Statements Reports. Revista Contabilidade E Controladoria-RC C, 8(2), 90-107. [PB]

Skirstad, B., & Chelladurai, P. (2011). For ‘love’and money: A sports club’s innovative response to multiple logics. Journal of Sport Management, 25(4), 339-353. [PB]

Storm, R. K. (2009). The rational emotions of FC København: a lesson on generating profit in professional soccer. Soccer & Society, 10(3-4), 459-476. [PB]

Thiel, G. G., Ensslin, S. R., & Ensslin, L. (2017). Street Lighting Management and Performance Evaluation: Opportunities and Challenges. Lex Localis, 15(2), 303-328.

Uluyol, O. (2014). Süper Lig Futbol Kulüplerinin Finansal Performans Analizi/Financial Performance Analysis Of Super League Football Clubs. Journal of Yaşar University, 9(34), 5716-5731. [PB]

Valmorbida, S. M. I., Ensslin, S. R., Ensslin, L., & Ripoll-Feliu, V. M. (2014). Avaliação de desempenho para auxílio na gestão de universidades públicas: análise da literatura para identificação de oportunidades de pesquisas. Revista Contabilidade, Gestão e Governança, 17(3).

Valmorbida, S. M. I., Ensslin, S. R., Ensslin, L., & Ripoll-Feliu, V. M. (2016). Rankings universitários mundiais. Que dizem os estudos internacionais?. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 14(2), 5-29.

Vamplew, W. (1982). The Economics of a Sports Industry: Scottish Gate‐Money Football, 1890–1914 1. The Economic History Review, 35(4), 549-567. [PB]

Velema, T. A. (2018). Upward and downward job mobility and player market values in contemporary European professional football. Sport Management Review. [PB]

Zuber, R. A., Yiu, P., Lamb, R. P., & Gandar, J. M. (2005). Investor–fans? An examination of the performance of publicly traded English Premier League teams. Applied Financial Economics, 15(5), 305-313. [PB]

Publicado

2019-09-01

Como Citar

Silva, T. B. de J., Rengel, R., Sousa, A. M. de, & Lavarda, C. E. F. (2019). Contabilidade Futebol Clube: Uma Revisão da Literatura Contábil sobre Clubes de Futebol. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 8(3), 309–325. https://doi.org/10.5585/podium.v8i3.14336