COMUNICAÇÃO E MEDIA: OS “JOGOS” PARA ALÉM DO JOGO NO FUTEBOL PORTUGUÊS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v13i2.25806

Palavras-chave:

Comunicação, Influência, Futebol, Media, Soft Power

Resumo

Objectivo do estudo: É aludido, entre os diversos actores do fenómeno futebolístico, que os jogos não se disputam só no relvado, sugerindo a existência de outros “jogos”. Analisando a relação entre a comunicação e os media, com o futebol, o objectivo é identificar esses “jogos”, como se caracterizam e eventual influência no jogo propriamente dito.

Metodologia/abordagem: Este estudo tem natureza qualitativa, de carácter exploratório. Partindo da revisão da literatura e análise documental mais significativas, realizaram-se entrevistas em profundidade, não estruturadas, a actores relevantes do fenómeno futebolístico, objecto posterior de análise de conteúdo, através de núcleos de sentido e de análise categorial temática.

Originalidade/Relevância: Apesar da centralidade social e mediática que o futebol detém em Portugal, estas não se traduzem proporcionalmente nos estudos realizados, contribuindo este estudo para o conhecimento de uma área académica ainda subexplorada.

Principais resultados: A ideia de “jogos”, organiza-se em torno de três pilares: o poder e influência da “Comunicação e Media”; a magnitude do futebol, o “Desporto Rei”; e a integridade desportiva, a “Verdade Desportiva”. Este artigo centra-se na “Comunicação e Media”, com os resultados a indiciarem uma maior profissionalização dos clubes, alavancados na digitalização e tentativas de condicionamento do jogo, no espaço mediático, mas sem evidências da sua eficácia. Admite-se, a hipótese que características intrínsecas de árbitros ou jogadores, possam, mesmo que inconscientemente ser susceptíveis de condicionar o seu desempenho num jogo.

Contribuições teóricas/metodológicas: Contribui-se, abrindo pistas para futuros estudos, com a identificação de diversas dimensões, que podem influenciar a percepção do jogo e do futebol, enquanto fenómeno multidimensional.

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Biografia Autor

José de Lemos Quintela, Instituto Universitário de Lisboa

Mestre em Comunicação Integrada. 

Lisboa, Portugal

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Publicado

2024-08-20

Como Citar

Quintela, J. de L. (2024). COMUNICAÇÃO E MEDIA: OS “JOGOS” PARA ALÉM DO JOGO NO FUTEBOL PORTUGUÊS. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 13(2), 358–391. https://doi.org/10.5585/podium.v13i2.25806

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Artigos